Influencia do Design

Como o Design afeta a vida das pessoas

Você está em: Artigos > Como o Design afeta a vida das pessoas

Como o Design afeta a vida das pessoas

Olá! Caro leitor, você já se perguntou até onde o profissional de design afeta a vida das pessoas e como produtos e serviços criados por tais profissionais podem gerar impactos na sociedade.

O processo de criação de um objeto bonito e funcional passa por várias etapas, seja lá qual for o setor.

De uma introspecção, incômodo ou necessidade, pode se nascer uma ideia. Depois, ela precisa ir para o papel ser desenhada, elaborada e aperfeiçoada. E assim seguir adiantes até que aquilo que foi um breve pensamento se materialize.

E assim nascer um projeto, que até ele chegar nas mãos das pessoas, irá passar por muitas pesquisas, testes e experimentações. Isso se aplica em aparelhos eletrônicos, sites, móveis, livros, roupas, sapatos e uma infinidade de coisas.

A partir de todo esse trabalho, o Design supre as necessidades e expectativas em vários aspectos. O Design pode afetar o jeito como a gente interage com o mundo, marcando a vida das pessoas positivamente.

O poder da conexão

Já teve a sensação de olhar para um produto e achar que ele combina com você? Então agradeça aos designers por isso.

Quando um produto consegue gerar uma conexão com você na situação de consumidor, a conexão é diferente, pois supera a satisfação das necessidades. Se você acompanha meus artigos já sabe que falo várias vezes que somos seres sensoriais, e usamos todas as janelas da alma. E quando encontramos um produto que vai além das nossas expectativas acabamos tendo conexão especial com ele.

Por mais que a gente não se perceba, essa conexão proporciona novas experiências no nosso cotidiano.

Quando um objeto remete a uma memória afetiva, por exemplo, você se envolve emocionalmente com ele.

O Design é capaz de melhorar o mundo físico e a qualidade de vida das pessoas, podendo também proporcionar momentos e experiências especiais.

Transmitindo mensagens

Conhecendo a cultura, usos, costumes, comportamentos e preferências dos consumidores, o Design se transforma em meio de comunicação, ainda que inconsciente.

O trabalho com tipografias e fontes específicas, os designers conseguem afetar a nossa percepção. Mesmo que não pareça, a linguagem visual, cores e imagens influenciam a nossa relação com as marcas que consumimos. Aqui no site já tem uma série de artigos ligado a cores e como elas são utilizadas por profissionais de marketing.

Se tiver interesse esse é o artigo Cores no mundo do marketing.

Quando se fala sobre esse assunto no meio digital, as mensagens presentes nos elementos visuais afetam o engajamento do usuário com sites, redes sociais, jogos e aplicativos, tentando manter as pessoas conectadas em suas plataformas o maior tempo possível.

Conclusão

Design é algo que está muito ligado com o bem de consumo social, onde os profissionais possuem diversos desafios para trazer coisas inovadoras, modernas, interessantes e que atenda as expectativas de seus consumidores.

Os Designers são parte essencial para que ocorra uma boa relação entre marcas e produtos com seus consumidores.

É uma área muito ampla, então são várias possiblidades para quem mergulha de cabeça nela, tanto que é impossível citar tudo o que a profissão oferece em só um conteúdo.

Então é sempre bom ficar por dentro das novidades e tendencias do seguimento que escolheu atuar.

Não perca essas dicas!

Não enviamos spam! Leia mais em nossa Política de privacidade

David L. Almeida

Desenvolvedor e Designer Gráfico, o site David Creator foi criado para compartilhar parte do conhecimento adquirido com o passar dos anos

Deixe um comentário