Artigo

Vetor ou Bitmap – Entenda a diferença entre eles

Vetor ou Bitmap

Você está em: Artigos > Vetor ou Bitmap – Entenda a diferença entre eles

Vetor ou Bitmap – Entenda a diferença entre eles

Olá! Caro leitor neste artigo você irá aprender a diferença entre um arquivo Bitmap e um arquivo Vetor.

Todos que trabalham com edição de imagens, ilustração, arte digital ou qualquer outra área ligada a criação de trabalhos visuais, já se deparou com a seguinte duvida o que é um Bitmap e o que é um Vetor.

Imagem Vetorial

Imagem vetorial vem do termo vetor. O vetor é composto por combinações geométricas em que a ligação dos segmentos de linhas e pontos criar formas sobre o plano bidimensional, e assim, ocorre a repetição do mesmo padrão matemático, conforme a imagem é manipulada, sem a perda da resolução durante seu redimensionamento.

Os termos geometria e combinações matemáticas podem parecer complexos à primeira vista. No entanto, esses cálculos são feitos automaticamente pelos programas de ilustração e vetorização.

Agora que você sabe que imagens vetoriais são produzidas a partir da combinação de pontos e segmentos de linha, portanto, ao trabalhar com programas de vetorização e ilustração, esses pontos são denominados pontos âncora, onde adicionam a si linhas de direção, que servem como uma espécie de rota durante o desenho de uma curva. Isso é chamado de curva de bézier, definida pelos cálculos do próprio software.

Dessa forma, é possível criar diversos formatos orgânicos, de todos os tamanhos, com traços fluídos e definidos.

Imagem Bitmap

As imagens bitmap, ou seja, mapa de bits que são compostas por combinações de pixels. Pixels são pequenos pontos de cor representados por nano quadrado que juntos formam uma imagem. Você pode pegar uma imagem e aplicar o máximo de zoom possível e irá ver que ela começa a demonstrar diversos quadrados esses quadrados são os pixels.

O exemplo mais comum é a foto digitalizada, que nada mais é do que um aglomerado de quadrados pequenos. Isso também quer dizer que, quanto mais pixels uma foto tem, maior resolução ela terá e mais bem-acabado ficará o trabalho que tiver essa foto como ilustração.

Imagens Bitmaps são limitadas por um determinado número de pixels e isso exige alguns cuidados ao redimensionar.

Aqui no site já tem um artigo explicando melhor sobre DPI e PPI, depois da uma conferida no artigo.

Extensões de imagens Bitmap

A seguir tem uma breve descrição das extensões mais populares de arquivo Bitmap.

Extensão

GIF

Nome

Graphics Interchance Format

Descrição

Suporta até 8 bits (256 cores). Uso recomendo para imagens gráficas com poucas cores.

Extensão

JPG/JPEG

Nome

Joint Photographic Experts Group

Descrição

Suporta 16 bits (65536) e 24 bits (16,7 milhões de cores). Uso indicado para imagens que precisam ser True Color, com tons contínuos, como fotos.

Extensão

PNG

Nome

Portable Network Graphics

Descrição

Suporta entre 256 a 16,7 milhões de cores, além de canal de transparência, ou Canal Alfa. Foi criado para ser o sucessor do GIF. Não suporta padrão de cores CMYK, somente RGB.

Extensão

TIF/TIFF

Nome

Tagged Image File Format

Descrição

Esse formato proporciona imagens sm nenhuma perda na resolução. Trabalha com 32 bits (24 bits de cores + escala de cinza com 8 bits) e Canal Alfa. Pode ser usado para imagens com finalidade de impressão CMYK em gráficas ou bureaus.

Existem muitos outros formatos de imagens relacionado ao BITMAP, os que normalmente se encontram são estes listados na tabela.

Considerações sobre Vetor e Bitmap

Agora que você está mais familiarizado com diferença de um desenho vetorial e uma imagem bitmap é bom saber em quais ocasiões cada um se aplica melhor.

O uso de desenho vetorial é recomendado para criação de logos, desenhos, símbolos, ícones, layouts de páginas, tipografia, ilustrações técnicas e artísticas, história em quadrinhos, diagramas, clip arts, infográficos, fluxogramas, além desses itens, os gráficos vetoriais são amplamente usados em impressões, websites, TV, cinema e jogos. O vetor se torna muito versátil quando se fala em redimensionamento. Uma vez que não sofre perda na qualidade, mantendo a resolução quando sofre aumento ou diminuição.

Bitmaps por sua vez são recomendados quando há necessidade de transmitir muito realismo, profundidade, impressão de fotografias, complexidade de cores, transparências, transições e degrades.

Existem diversos programas no mercado tanto para trabalhar com Bitmap e Vetor em particular gosto muito dos programas da Adobe que utilizo e recomendo, caso não seja possível adquirir tenho uma lista com programas alternativos, só dar uma conferida no link. Alternativas para os mais Famosos Programas da Adobe 2021

Não perca essas dicas!

Não enviamos spam! Leia mais em nossa Política de privacidade

close
MailPoet Person Form

Não perca essas dicas!

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *