Tutorial

Usando macros com interface de usuários CorelDRAW 2020

Usando macros com interface de usuários CorelDRAW 2020

Você está em: Tutoriais > Usando macros com interface de usuários CorelDRAW

Usando macros com interface de usuários CorelDRAW 2020

Olá caro leitor, neste tutorial você aprender a ativar e utilizar macros que possuem uma interface.

O CorelDraw possui recursos de Macros e permite a criação de macros através do VBA ou VSTA, mas o programa também possui algumas macros que podem ser muito úteis no dia a dia.

Ativando Janela de Scripts (Macros)

Clique no menu Janela, Janela de Encaixe e clique em Scripts ou utilize o atalho Alt + Shift + F11.

Dentro da Janela na opção Visual Basic for Applications você terá as seguintes macros:

  • CalendarWizard
  • ColorChartCreator
  • ConvertAllToCurves
  • FileConverter

Observação: O CorelDraw usado neste tutorial está na versão 2020, se estiver usando uma versão muito inferior o nome da janela e a disposição das macros podem estar diferentes.

Calendar Wizard

Está macro permite criar um calendário com diversas configurações possíveis. Execute a macro CreatorCalendar.

Janela de Scripts Macros

A janela Oberon Calendar Wizard v3.7, é bem simples e intuitiva com diversos recursos e personalizações.

Oberon Calendar Wizard

Importante: Conforme a quantidade de folhas, layout e as informações o processo pode demorar ou até congelar o programa, mas aguarde até que a macro termine de gerar todas as informações.

Amostra Calendário

Color Chart Creator

Create ColorSwath uma macro que retorna as cores com a descrição da escala CMYK e o nome da cor. A tela de opções é bem simples onde você pode usar a paleta de documentos paleta padrão ou abrir outras paletas de cores, acrescentar ao cabeçalho uma data, acrescentar alguma informação e configurar o espaçamento entre as cores.

Create ColorSwatch

Após configurar as opções conforme desejado clique na macro e aguarde executar, dependendo do tamanho da paleta de cores o processo irá demorar aguarde até concluir gerando todas as páginas. Está macro retorna somente a escala de cores CMYK para retornar outras escalas é necessário atribuir tais recursos a programação da macro.

Amostra paleta de cores

Convert All To Curves

Convert All to Curves uma macro útil para quem precisa converter muitos objetos em curvas, uma tela muito simples trazendo somente o essencial.

Você pode converter em curvas textos, shapes, ajustar os leveis de atuação da macro pode converter em curvas grupos ou grupos e powerclips, as páginas que a macro deve trabalhar e as opções para mostrar os resultados e a opção para usar um único desfazer mesmo rodando diversas vezes a macro.

Convert All to Curves

File Converter

File Converter uma macro com diversos recursos para converter arquivos em massa com diversas opções de conversões, seguindo o mesmo conceito de interface simples e intuitiva, está macro possibilita processar uma quantidade muito grande de arquivos sem a necessidade de ferramentas externas.

Para executar a macro, clique em FileConverterConverter, clique duas vezes em Start ou clique com o botão direito opção executar.

File Converter

Pasta origem ao clicar no botão para buscar a pasta você irá ver uma nova tela onde deve indicar a pasta de origem, se deve carregar informações localizadas em subpastas o tipo de arquivo ao confirmar estas configurações a tela logo abaixo irá carregar os arquivos localizados.

Clique sobre o arquivo que deseja converter e clique em Add se for executar todos cliquem Add All, todos os arquivos serão listados na tela inferior, clique em OK para retornar a janela inicial, e assim prosseguir com o restante das configurações.

Janela de Script File Converter

Pasta destino ao clicar uma janela abrirá onde deve apontar para qual pasta irá os arquivos convertidos, caso tenha marcado subpastas na opção pasta origem elas não serão criadas novamente e todos os arquivos vão ficar em uma única pasta.

Recomendação: não converta os arquivos na mesma pasta origem

Após configurar as pastas escolha para qual formato de arquivo deseja converter está macro possui uma lista modesta e pode acrescentar alterações finas clicando no botão Advanced…

Caso o arquivo possua diversas páginas você pode marcar a opção de criar página a página, em casos de conversões de arquivos que não trabalham com diversas páginas, entre outras configurações importantes temos as propriedades de páginas, opções de Bitmap.

Você pode adquirir Scripts e Macros de outros desenvolvedores ou no próprio CorelDraw clicando em Obter mais. Você pode adquirir scripts gratuitos ou pagos, ao adquirir scripts de terceiros tomem cuidado e sempre façam uma análise com o antivírus antes de importar para o programa.

Muito obrigado por ler este tutorial.

close
MailPoet Person Form

Não perca essas dicas!

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *