Tipos de Profissões de Design

Você está em: Artigos > Tipos de Profissões de Design

Tipos de Profissões de Design

Olá! Caro leitor, neste artigo irei trazer algumas informações que pode acabar ajudando, quem está começando na carreira de Design ou aspirantes que desejam entrar em alguma área relacionada.

Acredito que você já sabe que existem diversos tipos e áreas de atuação para os profissionais que desejam atuar na área de design.

Design de Produto

O Design de Produto também conhecido como Design Industrial é a área em que tudo começou.

Envolve, essencialmente, atividades de produção de bens de consumo, criando produtos e objetos para várias industrias.

Se você deseja começar por este caminho é bom conhecer as técnicas e também as questões que te trarão maior chance de sucesso.

  • Empatia com o usuário e os seus desejos.
  • Interações Homem-máquina;
  • Internet das coisas (IoT);
  • Funcionamento da cadeia de valor;
  • Novos modelos de negócio.

Fique atento as coisas estão sempre em evolução e transformação. O Designer precisa estar preparado para desbravar novos caminhos.

O que fazem os designers de produto?

Os designers de produtos são quem idealizam, elaboram e desenvolvem, todo tipo de produto que possa gerar interesse consumo. Por exemplo: veículos, eletrodomésticos, equipamentos, ferramentas, cosméticos, móveis, etc.

Para o setor de bens de capital são projetados motores e máquinas, também são criados equipamentos para áreas de saúde e segurança.

Nunca se esquecendo dos pilares: visual, funcional e ergonômico. Estar sempre acompanhando as novas tendencias do comportamento social humano.

Designers de produtos devem estar sempre buscando inovação para não ficarem limitados, não se acostumar em atender somente as necessidades de seus consumidores.

E essa inovação pode ser expressa por meio da beleza, praticidade e até por preocupações na escolha de materiais e nas etapas do processo produtivo.

Mercado de trabalho

Os profissionais da área de design de produtos podem encontrar diversas oportunidades como na indústria de bens de consumo, veículos, eletroeletrônicos, móveis, entre outras.

Aos mais experientes é possível trabalhar como consultor em escritórios de Design e até como autônomo, trabalhando com projetos para empresas podendo ser do setor público ou privado.

Design Gráfico

O Designer Gráfico está habilitado para desenvolver projetos gráficos de comunicação visual, como identidade visual, papelaria, infoprodutos e projetos web.

A área de design gráfico vem sofrendo muitas evoluções e a cada momento novos setores tem aparecido. Se está começando a carreira ou tem interesse de ingressar como designer gráfico não fique parado no tempo, busque sempre aprimorar seus conhecimentos e as tendencias de mercado.

Você pode dar uma olhada em algumas áreas relacionadas ao design gráfico

Design de Comunicação

Constrói mensagens com intuito comercial. Este tipo de design compreende vários modelos de comunicação, o que o aproxima muito do marketing.

Design de Marca

Criar uma marca para uma empresa, organização, produto ou serviço é um grande desafio, e para tal desafio as mentes criativas de tais profissionais faz toda a diferença. Seja um trabalho minimalista ou uma caligrafia artística pode impactar de forma muito positiva e conquistar resultados muito satisfatório para os clientes.

O Design de marcas também conhecido como gestor de marcas tem uma responsabilidade muito grande pois pode se deparar com diversos departamentos, como por exemplo identidade visual, desenvolvimento do nome comercial ou fantasia de uma empresa, logotipo e slogan.

Eco Design

Conhecido como design ecológico, trabalha no escopo de desenvolver produtos e serviços sustentáveis e com baixo impacto ambiental. Não subestime tal área o avanço tecnológico, cientifico e artístico tem crescido e atraído os olhares de muitas empresas.

O Eco Design, pode trabalhar com projetos de produtos ecologicamente sustentáveis, como roupas, sapatos, sacolas, embalagens enfim existem diversas possibilidades.

Web Design

O profissional que trabalha com web, normalmente é conhecido como desenvolvedor front-end, se tornar web design engloba outras áreas como programação e desenvolvimento de softwares, o desenvolvedor front-end cuida da parte funcional e estética de uma aplicação web.

Design de Personagens

Profissionais que trabalham na criação de personagens ou mascotes para marcas e produtos. O Designer de personagem normalmente encontrado no campo de ilustradores, são pessoas fantásticas que podem elevar uma marca ao criar um mascote forte que consiga uma ligação forte com seu público e isso nós já conhecemos em diversas situações, como o Mickey da Disney, O Tigre Tony do Sucrilho Kellogg’s, entre muitos outros que existem por ai.

O que fazem os designers gráficos?

Como você já deve ter visto no tópico anterior existem diversas áreas e setores para designers gráficos. As atividades mais comuns, estão o desenvolvimento de projetos gráficos, criação de identidade visual para marcas e peças de comunicação.

Todas elas dependem de habilidades criativas e do domínio de técnicas de tipografia, ilustração, fotografia, editoração e diversos softwares. O seguimento segue sempre se atualizando e modernizando juntando o tradicional e o digital.

Mercado de trabalho

Todas elas dependem de habilidades criativas e do domínio de técnicas de tipografia, ilustração, fotografia, editoração e diversos softwares. O seguimento segue sempre se atualizando e modernizando juntando o tradicional e o digital.

Se você pensa em trabalhar na área, saiba que as possibilidades de atuação são diversas e dependem do seu interesse. Alguns exemplos de trabalhos:

  • Design editorial;
  • Sinalização de ambientes;
  • Direção de arte;
  • Ilustração;
  • Design de Interface – UX / UI;
  • Identidade Visual;
  • Criação de Marcas.

Os profissionais podem buscar por grandes empresas quanto agências de comunicação, estúdios e editoras, muitos acabam optando por seguir o caminho do empreendedor e abrindo seus próprios negócios.

Design de moda

Esse segmento profissional, talvez seja o mais fácil de entender por possuir um único foco e um único mercado. Porém não subestime e não pense de forma rasa de que moda só trabalha com coleções.

O mercado de moda também possui demandas específicas em modelagem, pesquisa de tendências, empreendedorismo, desenvolvimento de novos materiais, texturas, estampas entre outras coisas.

O que fazem os designers de moda?

Normalmente somos levados a pensar em grandes nomes do mercado, que geralmente são os estilistas. Ou seja, os responsáveis por desenhar as peças e criarem as coleções parar diversos públicos.

Os profissionais da moda podem possuir outras funções dentro das marcas. Uma delas é a produção de moda, em que o profissional cuida de eventos, desfiles e campanhas. Existe os modelistas, que criam os moldes das roupas.

Os designers de moda ainda conseguem explorar outros ramos. Podendo trabalhar como caçadores de tendências, figurinistas, assessores de estilo e estilistas pessoal.

Mercado de trabalho

Se você pensou que o mercado de moda é limitado então pensou errado veja algumas áreas de atuação desses profissionais.

  • Marcas de roupa, sapato e acessórios;
  • Indústria têxtil;
  • Cinema;
  • Teatro;
  • Televisão;
  • Institutos de pesquisa.

Se você leu até aqui pode perceber que a Profissão de Design faz parte de muitas coisas do cotidiano moderno. Este artigo vai ficando por aqui, mas logo trarei outros artigos relacionado ao mundo do Design.

Espero que tenha gostado desse artigo, se possível deixa seu comentário seu feedback é muito importante.

close
MailPoet Person Form

Não perca essas dicas!

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Não perca essas dicas!

Não enviamos spam! Leia mais em nossa Política de privacidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: