Profissão Design e o Designer

Você está em: Artigos > Profissão Design e o Designer

Profissão Design e o Designer

Olá! Caro leitor, neste artigo irei abordar um tema muito difundido, mas sempre teremos novos aspirantes e profissionais na área. Por isso acredito ser importante trazer este artigo.

O que é Design e Designer?

Design é a profissão, então o correto é você dizer que é um estudando de design, seja, design gráfico, design de interiores, design de produtos e assim por diante.

O Designer, é responsável por construir e melhorar um produto, trazendo interesse ao consumidor, englobando valores e interesse no público alvo.

Por isso, se faz necessário basear em aspectos, visuais estéticos e funcionais. Dependendo da função do produto, a forma ajuda a trazer mais conforto, segurança, ergonomia e satisfação.

Não existe uma atribuição definitiva para o que é um Design, afinal isso é um conceito sugestivo e muito diverso.

A palavra de origem Inglesa “Design” passou a fazer parte do nosso dia a dia e do nosso dicionário.

Por fim a palavra quer dizer: Conceber, desenhar, desenvolver e projetar. Muitas pessoas acabam tendo como significado atual a ligação ao contexto da Revolução Industrial que ocorreu na Inglaterra no século XVIII. A evolução industrial trouxe as escolas de Design, para acompanhar o avanço da indústria. Por conta disso a expressão ficou associada a uma atividade específica do desenvolvimento de produtos.

O Design está espalhado em todas as partes seja em: móveis, edificações, vestuários, embalagens, produtos, uma infinidade de coisas.

Existem diversas áreas ligadas diretamente e indiretamente, e isso faz que as áreas de Design não parem de crescer ou se criar novos ramos. E isso é fantástico!

Estilo e Funcionalidade

Existem alguns debates a cerca de estilo e funcionalidade o que usar ou deixar de usar em algum projeto, mas na verdade ambos andam lado a lado.

Um produto com uma estética atraente e não ser funcional é um tiro no pé, assim como, um produto funcional e possuir uma estética que não seja agradável não irá vender.

Se você está lendo e pensando esse artigo é sobre design de produto é bom saber que o conceito nasceu com o propósito de desenvolver produtos cada vez melhores ao mesmo tempo, atrativos.

A funcionalidade de um produto pode estar no seu conforto, ergonomia, praticidade no uso e sua eficiência entre muitos outros detalhes.

Já a estética tem o efeito de atrair o consumo, somos seres sensoriais então tudo que estimule nossos sentidos, pode e irá gerar o desejo de consumir alguma coisa.

Aqui no site tem um artigo sobre Psicologia das Cores  onde é abordado uma das janelas sensoriais que possuímos a visão.

Identidade Cultural

A identidade cultural de cada país e etnia influencia diretamente no estilo de um projeto, você já deve ter ouvido diversas vezes aquele Design Americano, Alemão, Japonês, Italiano e segue, tais comportamentos estéticos podem estar ligados ao estilo de vida local, influenciando diretamente o meio social.

Aqui no Brasil por estarmos expostos a mistura gigantesca de usos e costumes convivendo diariamente com diversas culturas, possuímos um ambiente muito atraente para criação sem muitas restrições culturais.

Identidade Pessoal

Muitos Designers acabam desenvolvendo seu próprio estilo técnico, onde se torna muito claro identificar quem foi o criador de determinada obra. Aos desenvolvedores é muito importante se distinguir dos demais para gerar destaque em seus projetos e trabalhos, mas isso não é um caminho rápido então tenha bom ânimo uma hora as coisas vão dar certo.

A missão do Designer

É importante compreender que se você deseja trabalhar ou já trabalha na área temos pontos principais para ter sucesso em nossa missão que vai muito além de simplesmente criar um trabalho artístico visual.

Devemos prezar pela utilidade, funcionalidade e qualidade para os produtos, afinal diversos setores não funcionam sem ele.

Seguindo nos pontos essenciais sempre iremos nos deparar com valor agregado, experiência do cliente ou usuário e inovação. Cada um desses pontos estarão presentes em algum ponto do andamento do projeto.

Valor agregado

Afinal o que é valor agregado e qual a importância dele?

Muito se fala sobre a importância da experiência do cliente na jornada de compra e o diferencial de agregar valor aos produtos e serviços oferecidos.

Podemos dizer que valor agregado é um benefício que vai além das finalidades da mercadoria ou do serviço comprado pelo consumidor. Isso engloba cortesias, qualidade dos produtos ou qualquer elemento associado. Que possa ser traduzido pelo cliente como algo positivo, que contribui para a fidelização e impulsiona os resultados da empresa.

Adicione o texto do seu título aqui

Você pode traçar estratégias para isso, que se misturam e podem ser utilizadas em conjunto, com o objetivo de encantar o cliente e garantir uma boa experencia.

Atendimento

É importante que atendimento seja o melhor possível, em qualquer etapa da jornada de compras do cliente, ou seja, desde o momento em que ele procura informações até a etapa do pós-venda.

Ofereça vários canais de atendimento

Muitos clientes desistem da aquisição de algum produto ou negociação devido a dificuldade de serem atendidas ou quando adquirem algum produto não ocorre o processo de pós-venda. É muito importante sempre deixar canais de comunicação aberto.

Tenha um ambiente saudável e agradável

O ambiente de venda ou ponto de atendimento faz toda diferença para a melhor experiência do cliente. Organização dos produtos, escolha das cores do ambiente, música ambiente, por exemplo, ajudam a tornar os consumidores mais receptivos e interessados.

Se o ambiente for virtual, por exemplo um e-commerce, possuir mecanismos de segurança certificado SSL, uma boa tecnologia para oferecer uma navegação ágil e se comporte bem nas buscas que o cliente venha realizar dentro do site, pode impactar nos resultados de sua venda.

Perfil do Cliente

Atualmente é imprescindível traçar o perfil do cliente para que se possa antecipar as necessidades que o cliente possui. Perceber algumas características do consumidor é um diferencial muito importante.

Torne seu público alvo fã de seu produto ou marca

Quando se consolida a marca ou produto e os clientes passam a ser fã da marca dificilmente irão optar por outros serviços ou produtos.

Não seja negligente neste ponto, as empresas que estão tomando este caminho estão sentindo no bolso o efeito de perderem seus fãs ou o crédito da marca.

Muitas marcas como por exemplo Apple com seus famosos Iphones acaba gerando uma resposta social de status. Afinal todos querem ter acesso ao item que, supostamente, é o preferido por pessoas famosas ou com maior poder aquisitivo.

Torne seu público alvo fã de seu produto ou marca

Quando se consolida a marca ou produto e os clientes passam a ser fã da marca dificilmente irão optar por outros serviços ou produtos.

Não seja negligente neste ponto, as empresas que estão tomando este caminho estão sentindo no bolso o efeito de perderem seus fãs ou o crédito da marca.

Muitas marcas como por exemplo Apple com seus famosos Iphones acaba gerando uma resposta social de status. Afinal todos querem ter acesso ao item que, supostamente, é o preferido por pessoas famosas ou com maior poder aquisitivo.

Vá um pouco além

Quem não gosta de receber um presente uma amostra de um produto? Se você gosta imagine outras pessoas, então tente agregar isso aos seus serviços, estude as melhores estratégias para fazer isso, visando balancear algo que não irá comprometer seu orçamento ou gerar um mal hábito em seus clientes.

É sempre bom deixar claro que tal gesto é uma cortesia, para que o cliente venha ter maior interesse de adquirir novos produtos ou serviços.

Por exemplo: Serviços de Streaming de vídeo como Netflix onde permite o período de assinatura gratuita.

Comentários

Receber um comentário do seu cliente é importante para saber onde está acertando ou errando, o feedback do cliente é um bom termômetro para sua marca ou produto.

Esse sistema de comentários é tão eficaz que você irá se deparar com essa prática em diversos lugares, serviços de entrega, serviços de streamings, aqui no próprio site e sim para mim seu comentário é muito importante sinaliza se o conteúdo e o trabalho realizado aqui está sendo bem aceito ou não.

Inovar

Um grande desafio para se manter vivo no mercado e não acabar caindo no buraco do esquecimento é a inovação.

Muitas pessoas dizem você não precisa reinventar a roda, mas reparem o tanto de evoluções que a roda sofreu e ainda sofre.

Então tente sempre explorar algo que outras pessoas não exploraram ainda, se trabalha em equipe ou com um time sempre motive e procure motivações para conseguir crescendo e trazendo coisas novas.

Não pense que inovação são coisas que vão mudar o mundo, normalmente são detalhes e alguns tão sutis, mas para o produto ou para marca pode fazer toda a diferença.

Bem-estar

Este é um ponto muito delicado de se falar, afinal cada profissional tem uma forma de diferente de ver o mundo e isso impacta diretamente na marca ou produto, mas como já foi falado algumas vezes nós temos alguns pilares que mantém a nossa criação nos eixos.

Um design positivo acaba promovendo o bem-estar na experiência do cliente. Quando se trata de produto quando o design não cumpre sua função, causa incômodo visual e acaba sendo difícil de ser usado.

Não existe atalhos ou fórmulas mágicas para atingir o design ideal o resultado ideal, isso leva tempo, estudos, boas práticas e estratégias de negócios, e em diversos casos leva a tentativa e erros até chegar no produto final.

O assunto é bem extenso e logo trarei novos artigos ligados ao tema Design e Designers, então assina nossa newsletter do site, você pode também acompanhar as redes sociais, você também pode utilizar os comentários, para dar sugestões, criticas ou até reclamar de alguma coisa.

Obrigado por ler até aqui e até a próxima

close
MailPoet Person Form

Não perca essas dicas!

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Não perca essas dicas!

Não enviamos spam! Leia mais em nossa Política de privacidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: