Fortalecendo seu logo tipo

Fortalecendo seu logotipo

Você está em: Artigos > Fortalecendo seu Logotipo

Fortalecendo seu Logotipo

Verifique se você tem a mensagem certa

Em qualquer empreendimento criativo, é imperativo verificar se você tem a mensagem certa antes de seguir em frente. Nesse caso, estamos falando do seu logotipo e do seu slogan que o acompanha. Antes de criar um novo logotipo ou revisar um antigo, seja claro sobre o que você quer dizer.

A identidade da sua marca está enraizada em uma ideia simples que pode ser entendida de relance, mas não pode ser definida por uma única palavra ou imagem porque a verdadeira essência da sua marca é composta por muitos componentes: declaração de missão, propósito, valores e cultura. Esses aspectos do seu negócio devem se unir para ajudar a definir sua mensagem principal. Essa mensagem central funcionará como o princípio orientador de como você se representa graficamente por meio de imagens e elementos de design, como cores e tipografia.

Entenda seu público

Antes de iniciar o processo de desenvolvimento de um novo logotipo, é importante fazer alguma pesquisa. Você precisa entender o seu público. Faça a si mesmo perguntas como:

  • Quem é seu público alvo?
  • Quem são meus concorrentes?
  • Quais são os pontos fortes e fracos da minha empresa?
  • Qual é a nossa história?
  • Quais são nossos valores?
  • Para onde queremos ir no futuro?

Depois de fazer isso, tente identificar as coisas que tornam sua empresa especial e como você quer que ela seja percebida.

Represente a empresa e somente a empresa

Um logotipo é a identidade da sua empresa, pura e simples. A forma, a cor e a ousadia de um logotipo comunicam a alma da sua empresa; é a principal imagem que as pessoas irão associar a você. Portanto, certifique-se de que o que eles estão vendo representa com precisão quem você é.

O que quero dizer? Ao criar ou revisar seu logotipo, considere como ele se parece em comparação com outras empresas em áreas semelhantes. Parece muito com a sua concorrência? Embora a imitação possa ser a forma mais sincera de bajulação, essa não é uma ocasião para bajulação, seu logotipo deve representar você somente você.

Se esforce para encontrar algo único em sua empresa para fortalecer sua identidade de marca por meio de um design de logotipo diferenciado.

Crie uma voz de marca, mesmo que você não precise criar um logotipo

Criar uma voz de marca é algo que você deve fazer mesmo que não precise criar um logotipo. Você deve ter um mesmo que o design do seu logotipo não precise ser alterado. Mesmo que você esteja feliz com isso.

Então por que?

Porque a sua voz da sua marca são as palavras que você usa em seus materiais de marketing, como seu site e postagens de blog. É a personalidade que aparece em todo o seu conteúdo de mídia social e é uma parte importante da identidade geral da sua marca.

Mas aqui está a melhor parte: ter uma voz de marca forte pode realmente ajuda-lo a se destacar dos concorrentes, especialmente se esses concorrentes forem maiores e mais bem estabelecidos. Se você não tiver o dinheiro ou os recursos deles, deixe-os se vencer, dando a si um forte senso de personalidade que os clientes em potencial irão gravitar imediatamente.

As pessoas lembram mais das cores do que das palavras ou símbolos.

As pessoas são mais propensas a reconhecer um logotipo por sua(s) core(s) do que por qualquer outro aspecto. Ao pensar em seu logotipo considere a cor que melhor representa sua marca. Um bom logotipo de marca será simples e não deverá incluir mais de duas ou três cores. As cores devem ser marcantes, mas não perturbadoras.

A personalidade da sua marca será comunicada com a ajuda das cores do seu logotipo. Você está tentando criar uma sensação de diversão? Utilize cores e tons de cores que rematam a esse tipo de sensação.

Se um segmento de luxo é mais o seu estilo, ouro e prata são excelentes opções para um visual elegante.

Paletas de cores mais escura cria sentimentos de poder, elegância ou sofisticação nos espectadores; ao considerar esta opção, tenha em mente que alguns tons escuros podem ser muito fortes e difíceis de ler em telas menores (se você está pensando em usar preto, teste em todos tipos de telas).

Encontre a personalidade da sua marca e use para inspirar o design do seu logotipo

Os melhores logotipos são instantaneamente reconhecíveis. Eles representam algo importante e significativo, e permanecem com você por muito tempo depois de vê-los. Mas não é fácil criar um logotipo que seja memorável e eficaz. Seu logotipo precisa falar com seu público em um piscar de olhos, enquanto transmite a essência da sua marca, isso não é uma tarefa fácil!

Então, como você cria um logotipo reconhecível e atraente? O segredo está em descobrir a personalidade da sua marca, e então usar essa personalidade para inspirar seu design. Uma marca forte é como uma pessoa, completa com seu próprio conjunto de características e traços; e assim como as pessoas, as marcas têm vantagens (seus pontos fortes) e desvantagens (seus desafios). Quando você sabe quem você é quando você irá descobrir a personalidade de sua marca por meio de um autoexame cuidadoso, isso tornar o processo de criação de um logotipo muito mais fácil.

Os logotipos são apenas uma peça do quebra-cabeça da marca

Embora um logotipo seja certamente uma grande peça do quebra-cabeça da marca, não é a única maneira de marcar sua empresa. Seu slogan, opções de fonte, esquema de cores e até imagens podem ser usados para contar sua história. Na verdade, pode-se argumentar que o branding vai muito além do logotipo em si; alguns diriam que sua marca é como as pessoas percebem você. Então, se você quer que as pessoas se lembrem de você como limpo e acessível, talvez um logotipo excessivamente complicado não o ajude a atingir esse objetivo.

Existem três valores principais quando se trata de construir uma marca forte: consistência, autenticidade e simplicidade.

Consistência é a frequência com que a identidade da sua marca aparece da mesma maneira que diferentes plataformas. Se o seu tipo de letra mudar dependendo da plataforma que você está usando ou se as cores estiverem desatualizadas de um dia para o outro, será difícil para alguém lembrar quem você é e o que o diferencia da concorrência.

Autenticidade é sobre se uma pessoa acredita ou não no que vê quando olha para a identidade da sua marca, se parecer falso ou fabricado de alguma forma, as pessoas não vão confiar (ou pior ainda, elas podem realmente não gostar).

Simplicidade é ter uma linguagem visual intuitiva quanto menos coisas em uma página competirem por atenção (e serem confusas), mais fácil será para humanos e algoritmos entenderem.

Como a maioria das coisas, mais simples é melhor

Embora muitas vezes equacionemos complexidade com qualidade, quando se trata de logotipos, o oposto é verdadeiro. Logos mais simples são mais memoráveis e mais versáteis. Eles também são mais fáceis de reconhecer mesmo quando menores ou impressores em preto e branco. Este último recurso é especialmente importante à medida que consumimos cada vez mais mídia em dispositivos móveis e em outros contextos de baixa resolução. Como os logotipos mais simples são mais fáceis de reproduzir em várias plataformas, eles tendem a ser mais baratos do que seus equivalentes mais detalhados, uma consideração para qualquer empresário.

Se sua empresa deseja criar ou atualizar seu logotipo, faça uma pesquisa prévia

Se sua empresa deseja criar ou atualizar seu logotipo, faça uma pesquisa prévia. Um logotipo é talvez o símbolo mais visível da sua marca e tem potencial para se tornar um de seus ativos mais reconhecíveis, portanto, esse elemento não deve ser menosprezado. Você deve considera-lo cuidadosamente antes de escolher um design para sua marca.

Um logotipo bem desenhado pode ser atemporal se capturar perfeitamente uma identidade que não tem data de validade. No entanto, se um logotipo não transmitir o que uma empresa representa ou ficar desatualizado com o tempo, pode ser necessário atualizá-lo ou até mesmo substituí-lo completamente. Um exemplo bem conhecido disso é o quando a GAP mudou seu logotipo original em 2010 da caixa azul com texto branco que todos reconhecíamos para algo mais elegante e moderno (mas que também vazou acidentalmente). A Internet não ficou feliz com essa mudança; designers e fãs da GAP argumentaram que o novo design era muito semelhante a outros logotipos e não representava mais o que a empresa representava. Depois de apenas dois dias, a GAP decidiu contra a mudança.

Antes de realizar qualquer mudança pesquise e análise se o impacto a sua imagem será positivo ou negativo. Não adianta se apressa para realizar tarefas tão delicadas e que podem estar atrelada a uma longa história de existência.

Não perca essas dicas!

Não enviamos spam! Leia mais em nossa Política de privacidade

David L. Almeida

Desenvolvedor e Designer Gráfico, o site David Creator foi criado para compartilhar parte do conhecimento adquirido com o passar dos anos

Este post tem um comentário

  1. Tracy Fermo

    Can I just say what a comfort to find someone who really knows what they’re talking about over the internet. You actually understand how to bring an issue to light and make it important. A lot more people really need to check this out and understand this side of the story. I was surprised that you are not more popular given that you most certainly have the gift.

Deixe um comentário