Você está em: Inicio > Artigo > Design > Erros ao criar um cartão digital
Olá! Caro leitor, este artigo aborda alguns erros que estão ocorrendo com muita frequência na criação de Cartões Digitais. As informações a seguir são somente para ajudar e somar com o conhecimento de diversos outros profissionais.
Tamanho x Resolução
Esse erro ocorre logo quando se inicia o projeto, muitas pessoas alteram somente o tamanho do arquivo colocando as medidas para pixels seguindo o padrão 1080 x 1920 pixels mas não alteram os valores da resolução onde muitos acabam ficando acima de 72 DPIs tornando assim um projeto com resolução muito alta.
E por consequência um arquivo que irá ficar muito grande.
Se você não está muito familiarizado com DPIs e PPIs aqui no site já tem um artigo sobre este tema só dar uma conferida: Aprenda Sobre Resoluções de telas e impressões
Escala de Cores
Esse erro tem aparecido com certa frequência onde o criador do projeto não altera a escala de cor para RGB mantendo assim a escala CMYK esse erro ocorre muito com quem utiliza CorelDRAW e Adobe Illlustrator que por padrão vem selecionado a escala CMYK.
Organização
Esse hábito vai além da criação de cartões digitais.
Deixar de criar e organizar camadas em projetos, pode torna-lo problemático e mais trabalhoso na hora de corrigir ou alterar alguma coisa. E isso também irá atrapalhar no momento de reciclar algum projeto.
Sem Camadas

Com Camadas

Imagens não Tratadas
Ficar acrescentando imagens ao seu projeto sem imaginar como isso irá influenciar diretamente o tamanho do seu arquivo é um erro.
Sempre trate as imagens e caso possuam uma resolução muito alta diminua a resolução para tornar um arquivo mais leve.
Não otimizada

Imagens não otimizadas podem possuir dimensões e tamanho muito alto. Neste exemplo a imagem esta com dimensões de 5175 x 4546 pixels. Tamanho do arquivo 5mb.
Otimizada

Imagem otimizada dimensões da imagem 1242 x 1091 pixels, tamanho do arquivo 106kb.
Poluição Visual
Fontes
Possuir diversas fontes diferentes com tamanhos e cores não é atrativo a não ser que seja algo muito específico e elaborado de forma estratégica.
Textos
Essa prática não é nova, mas continua com força total só migrou do tradicional para o digital a mania de colocar o máximo de informações sobre os serviços que a empresa ou organização realiza e isso não é o ideal o cartão deve conter poucas informações e ser intuitivo para quem irá visualizar ele. Caso queira expor informações detalhadas ou serviços que sua empresa ou organização realiza crie uma interação para seu site ou para o perfil da sua empresa em alguma rede social.


Imagens
Possuir imagens que geram dificuldade para leitura ou compreensão do que o cartão se trata. Imagens que não seguem um certo padrão para o tipo de mercado ou nicho que sua empresa atua.

Área de ação
Tamanho da área
O tamanho da área de ação é o tamanho do botão disponível para o usuário clicar e de fato interagir com as funções disponíveis no cartão.
Limites
Não criar uma margem limite para colocar as informações do cartão pode gerar diversos problemas.
Veja na imagem que alguns botões estão no limite da tela e o usuário pode acabar interagindo com eles mesmo não querendo tocar neles.

Botões
Criar botões pequenos demais ou muito próximo um do outro pode prejudicar essa área, então sempre busque trabalhar com uma boa distancia entre os botões e evite que fiquem pequenos demais.

Sobreposições
Esse erro é uma consequência de não dimensionar muito bem a distância entre botões e o tamanho da área de ação.

Não revisar ou testar os links
O excesso de confiança faz este erro ser muito recorrente, colocar os links nos botões e não os testar para verificar se estão todos funcionando corretamente.
Obrigado por ler este artigo, e como foi dito no inicio as informações são para somar com toda comunidade de designers e criadores de conteúdo digital.
Se gostou do artigo ou tem alguma sugestão use os comentários, compartilha vamos espalhar e compartilhar conhecimento!