Design de Logotipo Usando Nomes

Você está em: Artigos > Design de Logotipo Usando Nomes

Design de Logotipo Usando Nomes

Olá! Caro leitor, este é um artigo que pode servir como um guia para quem está iniciando na carreira de criação de logos e marcas.

É muito importante para identidade visual de uma empresa trabalhar e elaborar muito bem quais valores a sua marca deseja passar ao seu público.

Entre os diversos segmentos na criação de logos e marcas temos o segmento de criação de marca utilizando o nome da empresa. Existem diversas empresas que trabalham a sua marca usando de forma única o nome da empresa.

Esse segmento permite criar marcas de forma minimalista e de maior absorção da informação pelo público. Isso não quer dizer que seguir por este caminho pode ser fácil ou ideal para o processo de criação.

Muitas empresas acabam ignorando a possibilidade de um logotipo utilizando somente o nome da marca, e acabam optando por algum símbolo ou ícone que por sua vez pode não ter uma ligação muito forte com os valores e o segmento da empresa, e isso pode tornar a empresa difícil de lembrar ou acabar confundido seu público.

Existem casos, onde, é melhor focar no design das letras que compõe o nome da empresa e assim gerar uma marca que comunica melhor a personalidade que deseja ser transmitida.

Vantagens

Minimalista

Em vez de juntar um monte de elementos – como várias fontes, cores e formas – logos minimalistas evitam detalhes supérfluos extras. Em vez disso, eles incorporam um conceito de design fundamental único que pode ser usado em diferentes fundos e mídias.

Fácil memorizar e assimilar

Se você estiver apenas no inicio da sua jornada de marca, decidir o tipo de logotipo que deseja usar é um passo crucial.

Sua marca pode possuir uma personalidade mais específica aos valores da sua empresa

É essencial para empresas, fazer seu nome se tornar conhecido isso pode determinar o seu sucesso. Ter o nome da sua marca no seu logotipo melhora esse processo. Aumenta significativamente as impressões para os clientes reconhecerem um emblema da empresa.

Praticidade para utilizar em qualquer plataforma.

Quando se trabalha com marcas que utilizam somente o nome da empresa, torna-se mais fácil aplicar em qualquer plataforma, pois sempre que necessário redimensionar fica mais simples de manter a proporção.

Custo

Trabalhar com marcas minimalistas pode reduzir os custos de produção de material, alterações e correções no processo de produção.

Design Exclusivo

Existem diversas marcas genéricas mundo a fora, e isso, ocorre pois muitas empresas acabam associando a sua marca a ícones clichês, por exemplo, uma hamburgueria utiliza um logotipo de hamburguer, uma pizzaria utiliza sempre o desenho de pizza e isso ocorre em diversas áreas profissionais, o efeito negativo de seguir por este caminho é que sua marca pode ser só mais uma no meio da multidão.

Sei que você já esta pensando em começar a criar algo, mas antes de começar a criar o seu logotipo, veja a lista abaixo com diversas informações que vão te ajudar a escolher quais tipos de fontes e como elas podem definir a personalidade de sua marca.

Alguns passos para ajudar no processo de criação

1. Fonte

Escolher a fonte é o primeiro passo para definir a personalidade visual da sua marca. O tipo de fonte que você escolher irá influenciar em muito a personalidade de sua empresa. Considere os seguintes pontos:

1.1 Serifa

A Serifa consiste em um pequeno traço, prolongamento ou barra que está presente no fim das hastes das letras. As fontes serifas mais conhecidas são Times News Roman, Georgia e Courier, mas existem milhares de fontes que seguem este padrão caligráfico. Esse tipo de fonte funciona muito bem para empresas que querem transmitir sofisticação ou tenha uma inclinação histórica.

1.2 Não Serifa

Fontes que não possuem serifa como Arial, Coves, Bourbon Grotesque entre muitas outras. Esse tipo de fonte possuem um clima mais atual. Esse tipo de fonte tem um bom uso para empresas do segmento tecnológico e empresas que lidam com cultura pop e modernismo.

1.3 Manuscrita

Letras manuscritas estão sempre ligadas a elegância, classe e antiguidade. Muitas empresas e organizações utilizam esse tipo de fonte em suas marcas. Fontes Manuscritas não perdem sua beleza e singularidade.

1.4 Em Bloco

Letras em Bloco transmitem confiança para o espectador. Se você deseja demonstrar que sua empresa é bem estabelecida, segura e confiável, pode optar por este tipo de fontes fortes.

1.5 Vintage

Fontes que não possuem serifa como Arial, Coves, Bourbon Grotesque entre muitas outras. Esse tipo de fonte possuem um clima mais atual. Esse tipo de fonte tem um bom uso para empresas do segmento tecnológico e empresas que lidam com cultura pop e modernismo.

1.6 Futurista

Esse tipo de fonte se encaixa muito bem para empresas de tecnologia, filmes de ficção cientifica, são indicadas para empresas que desejam mostrar estar a frente de seu tempo.

2. Personalização de caractere

A personalização de caractere é essencial para logotipos com nome da marca. Destacar uma letra que tenha um elemento distintivo ajuda o seu design a se destacar dos outros.

Esta parte não deve ser negligenciada criando coisas sem motivo, o seu design tem que possuir representatividade com a sua empresa.

3. Espaços e Maiúsculas

Um erro muito comum para quem está iniciando é ignorar o uso dos espaçamentos entre as Letras na criação de um logotipo com o nome da marca. É sempre bom experimentar e testar os espaçamentos aumentar ou reduzir o espaçamento. Muito próximo retrata uma marca segura e robusta, mais distante faz parecer mais acessível e aberta.

O mesmo ocorre com letras maiúsculas, onde, ou se, você escolher usar maiúsculas, pode gerar um impacto considerável.

4. Formas

Trabalhar com formas é um elemento adicional que pode transformar um logotipo com nome da marca. É bom manter em mente que adicionar formas como novo elemento de design ao seu logotipo pode alterar o significado da marca.

5. Cores

Um elemento muito importante e bem longo, por ser um assunto tão extenso vou deixar links de uma série de artigos relacionados ao assunto.

Série de artigos

É perfeitamente aceitável usar várias cores. Da mesma forma, algumas marcas optam por ter uma letra sombreada de forma diferente para destacar um conceito ou colorir o plano de fundo e deixar a palavra da marca em branco.

Desvantagens

Você pode criar logotipos usando nomes para a sua empresa. No entanto, nem sempre essa opção será apropriada para todos. Existem algumas condições que se deve considerar:

  • O nome da sua empresa for curto, ou seja, até duas palavras.
  • O nome da sua empresa for fácil de lembrar, pronunciar e representar.
  • Não existir necessidade de utilizar a marca em ícones de aplicativos móveis, isso irá influenciar diretamente na estrutura do projeto.

Considerações finais

Os elementos citados acima não são regras para tudo. Não será eficaz para todo e qualquer projeto. Sempre explore e amplie seu conhecimento sobre o design de marcas, acompanhe as novas tendências e veja o que está dando certo. 

Existem excelentes profissionais que compartilham seus conhecimentos e estratégias e assim geram uma comunidade muito ativa e positiva para todos, tanto clientes quanto profissionais.

Participe de grupos e redes de outros designers não fique em uma bolha pois seu processo de crescimento será muito prejudicado.

Obrigado por ler este artigo espero que tenha gostado!

close
MailPoet Person Form

Não perca essas dicas!

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Não perca essas dicas!

Não enviamos spam! Leia mais em nossa Política de privacidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: