Você está em: Tutoriais > Criando mídias artísticas no CorelDRAW
Olá! Caro leitor. Neste tutorial você irá aprender a como criar e personalizar suas próprias mídias artísticas ou seja pincéis, preenchimentos e sprays. Se você já acompanha o conteúdo do site já sabe que os tutoriais são feitos passo a passo então é só seguir que tudo irá dar certo.
1 – Área de Trabalho
Este projeto seguira com a área de trabalho padrão do CorelDraw.
Nome do projeto: Mídia Artística
Predefinição: Padrão do CorelDraw
Modo de Cores: CMYK
Dimensões: Página A4
Resolução: 300 dpi

2 – Habilitando Mídias Artísticas
Antes de criar ou personalizar uma Mídia Artística você precisa localizar a pasta CustomMediaStrokes.
Por padrão o caminho é esse (C:Arquivos de ProgramasCorelCorelDRAW Graphics Suite 2020DrawCustomMediaStrokes).
Para chegar neste caminho clique em Explorador de Arquivos.
Na janela do explorador de arquivos, clique no atalho Este Computador que se localiza a esquerda da janela.
Clique em disco local (C:).
Abra a pasta Arquivos de programas.
Abra a pasta Corel.
Abra a pasta CorelDRAW Graphics Suite 2020.
Abra a pasta DRAW, e por fim, abra a pasta CustomMediaStrokes

Assim que localizar esta pasta você poderá ver todas as mídias artísticas que fazem parte do CorelDraw evite alterar os nomes dessas pastas ou move-las para outro local.
Crie uma nova pasta você pode colocar qualquer nome a sua pasta, para este Tutorial o nome será Creator.
Se você instalou seu CorelDraw em outra unidade ou um caminho personalizado localize esta pasta antes de seguir os próximos passos.
Ao retornar para o CorelDRAW verifique se a mídia artística está habilitada.
Caso Mídia Artística não esteja habilitada, basta você ir no menu Janela, Janelas de Encaixes, Efeitos, Mídia Artística.

3 – Criando ou Usando Projetos
Você pode criar ou usar algum projeto pronto que deseja converter para mídia artística
Evite criar um projeto com muitos detalhes, camadas e cores, pois isso irá afetar diretamente no desempenho dos pínceis, preenchimentos e sprays, causando lentidão e até congelamento do programa.
Criando Pincel
Para criar o pincel utilizei a ferramenta Bézier e criei uma forma simples com cor única e removi as linhas de contorno

Por ser um desenho vetorial evite exagerar na quantidade de nós “vértices” em seu projeto.
Recomendo salvar o arquivo, para que você possa ir experimentando e realizando correções conforme necessário.
Exportando Mídia Artística
Para que o pincel funcione de forma correta é necessário exportar o arquivo.
Clique no menu Arquivo e vá na opção Exportar ou utilize as teclas de atalho CTRL + E.

Na tela de exportação no campo tipo escolha a opção Corel Presentation Exchange (*.cmx), você pode colocar o nome da sua Mídia Artística como desejar neste caso o nome será shap01.
Importante: Evite escrever com letras Maiúsculas ou utilizar espaços e caracteres especiais como til ( ~ ), acentuações como, agudo (´) ou circunflexo (^), entre outros caracteres como exclamação (!), arroba(@), etc, para gerar espaço entre as palavras utilize o hífen(-) ou travessão “underline” ( _ ).
Não se esqueça de apontar o caminho para a pasta que foi criada lá na pasta CustomMediaStrokes.
O caminho pode ser semelhante ao que segue abaixo
C:Program FilesCorelCorelDRAW Graphics Suite 2020DrawCustomMediaStrokesNome da Sua Pasta
Abrindo o pincel criado
Para abrir o pincel que você criou basta, clicar na pasta localizada na parte inferior esquerda da janela de encaixe Mídia Artística.

Localize sua pasta criada anteriormente, clique duas vezes sobre ela, e clique no botão Selecionar Pasta. O pincel irá aparecer na bandeja de pincéis.

Agora é só selecionar o pincel e testar para ver o resultado, você também pode utilizar formas primitivas como, retângulos e elipses e aplicar o pincel a linha dos objetos.
Algumas amostras do resultado obtido com este pincel.

Usando Vetores Prontos
Você pode utilizar algum arquivo pronto, para isso basta abrir o arquivo desejado.

Com o projeto aberto siga o processo para exportar assim como foi feito no passo de criação do pincel. Se você estiver com pouca criatividade no momento ,coloque o nome do arquivo como shap02.
Mantenha a organização dos arquivos, salvando os seus pinceis ou sprays dentro da sua pasta ou em pastas que você personalizou.
Para adicionar a mídia artística a sua janela basta seguir o mesmo processo de clicar na pasta que está na parte esquerda inferior, encontrar sua pasta de mídias e selecionar a pasta.
Agora que o pincel foi selecionado, é bom testar suas variações.
Veja alguns resultados obtidos nesta etapa.

4 – Criando Spray
Você pode optar por criar Spray, que são sequências de imagens vetoriais que se repetem conforme sua predefinição.
Veja o exemplo

Para enviar um Spray para biblioteca é importante seguir alguns padrões, o nome do arquivo obrigatoriamente tem que ter a palavra spray no início do arquivo por exemplo: spray_shap03.cdr, diferente de um pincel que foi criado no passo anterior não precisa exportar como arquivo Corel Presentation Exchange (*.cmx).

Para que seu spray funcione em outras versões do CorelDraw lembre-se de alterar no campo Versão neste caso a versão será 17.0 irá funcionar até a versão atual.

Observação:
Para que seu spray funcione em outras versões do córel dráu, lembre-se de alterar no campo Versão, neste caso a versão será 17.0 irá funcionar até a versão atual.
Caso possua muitas versões para o mesmo spray, mantenha eles na mesma pasta alterando somente o número final no nome, por exemplo, spray_shap03, para spray_shap03.2.
Para encontrar seu spray basta seguir o mesmo procedimento que foi usado para abrir os pinceis da mídia artística.
Agora é só testar e se o resultado não for como desejado, basta alterar o arquivo original até chegar no resultado desejado.
Muito obrigado por acompanhar este tutorial até aqui, deixe sua pergunta, sugestão ou reclamação no campo de comentários seu feedback é muito importante.