Você está em: Tutoriais > Criando mídias artísticas no CorelDRAW
Criando mídias artísticas no CorelDRAW 2020
Olá caro leito, pronto para mais um passo a passo?
1 - Área de Trabalho
Este projeto seguira com a área de trabalho padrão do CorelDraw.
Nome do projeto: Mídia Artística
Predefinição: Padrão do CorelDraw
Modo de Cores: CMYK
Dimensões: Página A4
Resolução: 300 dpi

2 - Habilitando Mídias Artísticas
Antes de criar ou personalizar uma Mídia Artística deve localizar a pasta CustomMediaStrokes. Por padrão o caminho é esse (C:Arquivos de ProgramasCorelCorelDRAW Graphics Suite 2020DrawCustomMediaStrokes).
Assim que localizar esta pasta você poderá ver todos os pinceis que fazem parte do CorelDraw evite alterar os nomes dessas pastas ou move-las para outro local, crie uma nova pasta você pode colocar qualquer nome a sua pasta, para este Tutorial o nome será Creator.

Se você instalou seu CorelDraw em outra unidade ou um caminho personalizado localize esta pasta antes de iniciar o Tutorial.
Caso a Janela da Mídia Artística não esteja habilitada, basta você ir no menu Janela, Janelas de Encaixes, Efeitos, Mídia Artística.

3 - Criando ou Usando Projetos
Você pode criar ou usar algum projeto que deseja converter para mídia artística.
Importante: Evite criar mídia artística com muitos detalhes e cores, possuir diversos elementos irá causar lentidão e travamento do programa.
Criando Pincel
Neste projeto utilizei a ferramenta Bézier e criei uma forma simples de cor única sem as linhas de contorno.

É importante se atentar ao tamanho que seu desenho irá possuir se fizer um desenho muito grande pense que a quantidade de repetições do traço pode ficar deformada ou poluída demais.
As medidas do objeto criado são de 67,076 mm de largura por 17,398 mm de altura.
Exportando Mídia Artística
Clique no menu Arquivo e vá na opção Exportar ou utilize as teclas de atalho CTRL + E.
Na tela de exportação no campo tipo escolha a opção Corel Presentation Exchange (*.cmx), você pode colocar o nome da sua Mídia Artística como desejar neste caso o nome será shap01.

Importante: Evite escrever com letras Maiúsculas ou utilizar espaços e caracteres especiais como til ( ~ ), acentos agudo(´) ou circunflexo (`), entre outros caracteres como exclamação (!), arroba(@), etc, para gerar espaço entre as palavras utilize o hífen(-) ou travessão “underline” ( _ ).
Não se esqueça de apontar o caminho para a pasta que foi criada lá na pasta CustomMediaStrokes.
O caminho pode ser semelhante ao que segue abaixo
C:Program FilesCorelCorelDRAW Graphics Suite 2020DrawCustomMediaStrokesNome da Sua Pasta
Abrindo Mídia Artística Criada
Para localizar a sua mídia basta clicar na pasta localizado na parte esquerda inferior da janela de encaixe.

Localize sua pasta criada anteriormente clique duas vezes sobre ela e clique no botão Selecionar Pasta, sua mídia artística irá aparecer no fim da lista de objetos.

Algumas amostras do resultado obtido com este pincel.

Usando vetores Prontos
Você pode utilizar algum arquivo pronto, para isso basta abrir o arquivo desejado.

Com o projeto já configurado siga o processo para exportar a mídia como foi feito no passo de criação, o arquivo neste caso foi exportado como shap02.cmx
Para adicionar a mídia artística a sua janela basta seguir o mesmo processo de clicar na pasta que está na parte esquerda inferior, encontrar sua pasta de mídias e selecionar a pasta.
É muito bacana a forma que o CorelDraw trabalha com o pincel adaptando ele aos objetos e linhas. Claro que a largura do pincel e a quantidade de objetos que ele possui irá influenciar diretamente no tamanho do seu arquivo.

4 - Criando Spray
Você pode optar por criar Spray, que são sequências de imagens vetoriais que se repetem conforme sua predefinição.
Veja o exemplo

Para enviar um Spray para biblioteca é importante seguir alguns padrões, o nome do arquivo obrigatoriamente tem que ter a palavra spray no início do arquivo por exemplo: spray_squares.cdr, diferente de um pincel que foi criado no passo anterior não precisa exportar como arquivo Corel Presentation Exchange (*.cmx).

Para que seu spray funcione em outras versões do CorelDraw lembre-se de alterar no campo Versão neste caso a versão será irá funcionar até a versão 19.0 de 2017.

Observação: Caso possua muitas versões para o mesmo spray mantenha eles na mesma pasta.
Para encontrar seu spray basta seguir o mesmo procedimento que foi usado para abrir os pinceis da mídia artística.
Agora é só testar e se o resultado não for como desejado basta alterar o arquivo original até chegar no resultado desejado.
Muito obrigado por acompanhar este tutorial até aqui, deixe sua pergunta, sugestão ou reclamação no campo de comentários seu feedback é muito importante.