Criando Mandalas com ferramenta grupo simétrico no CorelDRAW

Você está em: Tutoriais > Criando Mandalas com ferramenta grupo simétrico no CorelDRAW

Criando Mandalas com ferramenta grupo simétrico no CorelDRAW

Olá! Caro leitor neste breve tutorial você irá aprender a como criar alguns tipos de mandalas utilizando a ferramenta grupo simétrico.

O que é uma Mandala?

  1. Mandala é um diagrama composto de formas geométricas concêntricas, utilizado no hinduísmo, no budismo, nas práticas psicofísicas da ioga e no tantrismo como objeto ritualístico e ponto focal para meditação (Do ponto de vista religioso, mandala é considerado uma representação do ser humano e do universo, em sua forma menos elaborada, é denominado iantra).
  2. Segundo a teoria junguiana, círculo mágico que representa simbolicamente a luta pela unidade do total eu.

Tipos de Mandalas

Existem alguns tipos de mandalas, com seus significados.

  • As mandalas feitas com areia – representam a fragilidade e a instabilidade do homem como ser humano.
  • Já as mandalas de cura – representam a tranquilidade, meditação e a procura da paz e estabilidade interior.
  • Mandalas de equilíbrio – que tem o objetivo de demonstrar o equilíbrio interior e a união com Deus. Cada cor representa uma das sete cores do arco íris, e cada uma possui seu significado.
  • Mandalas com símbolos – são mandalas onde os símbolos possuem significados singulares como sinos que representam a sabedoria e inteligência da mulher.

Preparando área de trabalho

Crie um novo documento, coloque o nome que desejar.

Modo de cores primárias: RGB
Dimensões:
Largura: 1080 px
Altura: 1080 px
Unidade de Medida: Pixels
Resolução: 72 DPI

Simetria preparando documento

Caso nunca tenha utilizado tal ferramenta você pode ler Criando grupos simétricos no CorelDRAW  com informações básicas e como utilizar a ferramenta.

Agora que vamos ao que interessa

Criando Mandala utilizando somente elipses

Está é uma das mais simples mandalas para se criar utilizando somente elipses ou círculos perfeitos.

Crie um circulo em qualquer parte da tela e pressione a tecla P para centralizar na sua folha de trabalho.

Ative a ferramenta Simetria através do menu Objeto -> Simetria -> Criar Simetria ou use o atalho ALT + S. Após ativar a ferramenta crie uma elipse pequena e uma elipse grande assim como mostrado na imagem.

Criando circulos em simetria

Observe que ainda está sendo usado somente 1 segmento simétrico

Após criar os círculos utilize a ferramenta mistura para criar outros círculos de forma mais rápida e prática.

Ferramenta Misturar CorelDRAW

Ajuste a distância e a quantidade de repetições até chegar em um resultado satisfatório.

Agora basta acrescentar mais segmentos e ir testando até chegar no resultado mais agradável neste exemplo foi usado 7 segmentos.

Ajuste os círculos pra que não ocorra colisões entre os outros objetos e acabe virando um grande borrão. Após ajustar e alinhar da maneira que desejar você pode clicar em concluir e prosseguir com outras alterações.

Alterando pino do eixo

O CorelDRAW permite alterar o pino do eixo dos objetos, ao trabalhar com diversos objetos selecionados o programa mostra um único pino trazendo sempre para o meio dos objetos selecionados. Caso queira alterar o eixo de diversos objetos em pontos diferentes deve-se trabalhar cada objeto de forma individual.

Mandala círculos alterar eixo

Veja na imagem que os círculos foram puxados para baixo tirando assim da linha central para distribuir de forma melhor entre todos os segmentos.

Mandala círculos ajustando

Nesta etapa você pode preencher a sua mandala com a cor que desejar, é possível realizar este processo mais para frente, mas será necessário selecionar todos objetos e dependendo a quantidade de elementos que compõe sua mandala o processo pode se tornar muito longo.

Clique no botão Quebrar vínculo clique sobre qualquer circulo clique com o botão direito e escolha desagrupar ou utilize o atalho CTRL + U. Veja na imagem que foi selecionado toda uma camada de círculos com a intenção de rotacionar para quebrar o alinhamento entre elas.

Mandala círculos rotação

Ajustes finais

Existem diversos tipos de ajustes finos que podem ser realizados para obter resultados muito melhor, mas para não prolongar o resultado esta na imagem no próximo tópico.  Apliquem o conceito demonstrado e montem mandalas com elementos simples mais cheias e complexas.

Você pode baixar alguns modelos clicando no link Símbolos e Mandalas.

Mandala Elipse

Outros Projetos

Seguindo os mesmos fundamentos aplicados na mandala elipses é possível criar outros padrões com formatos geométricas com linhas bem acentuadas. E assim gerando uma infinidade de artes mantendo os mesmos fundamentos

Este projeto foi criadao utilizando somente as ferramentas retângulo e retângulo de 3 pontos, veja que é possível criar coisas simples ou complexas sem tanto trabalho.

Mandala Supra
Mandala Projeto Geométrico Colorido

Agora que você entendeu o conceito básico sobre a criação de mandalas mãos a obra e bora praticar sem treino sem resultado.

close
MailPoet Person Form

Não perca essas dicas!

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Não perca essas dicas!

Não enviamos spam! Leia mais em nossa Política de privacidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: