Olá! Caro leito neste breve tutorial você irá aprender a criar, editar e trabalhar dentro de grupos simétricos.
O que é simetria?
Simetria é quando as duas partes de um elemento dividido no meio são iguais. Esse conceito é utilizado na matemática, na geometria, na gramática, na arte, na natureza e, claro, na arquitetura. O termo simetria vem do grego syn (junto) + metron (medida ou a qualidade do que tem a mesma medida).
Bom agora que você está mais familiarizado com a palavra vamos ao que interessa.
Preparando área de trabalho
Crie um novo documento, coloque o nome que desejar.
Modo de cores primárias: RGB
Dimensões:
Largura: 1080 px
Altura: 1080 px
Unidade de Medida: Pixels
Resolução: 72 DPI

Para criar um grupo de simetria, você pode converter um objeto existente em um grupo de simetria, ou começar do zero, desenhando objetos no modo de simetria. Os objetos que você converte ou desenha são conhecidos como objetos primários, os objetos gerados pela simetria são conhecidos como cópias.
O CorelDRAW tem nativamente a simetria espelhada, que possibilita criar formas idênticas e curvas que são espelhadas ou refletidas em um conjunto de planos. No modo simetria de espelhamento padrão, os objetos primários são refletidos ao longo de uma única linha de simetria. Se você deseja criar um projeto mais complexo, pode adicionar mais linhas de simetria.
Configurações dos grupos simétricos
Os grupos simétricos possibilitam diversas configurações como adição de linhas para seguimentos, rotaciona, reposicionar as linhas simétricas. A ferramenta simétrica permite a criação de até 12 segmentos, leve sempre em consideração que a quantidade de seguimentos pode tornar seu trabalho bem complexo e dependendo da quantidade de elementos “objetos” inseridos nele pode gerar lentidão no programa ou até mesmo congelamentos.
Habilitando Simetria
A ferramenta simétrica está no menu Objeto -> Simetria -> Criar Simetria.
Por padrão o primeiro segmento simétrico é gerado na vertical para alterar a orientação desse segmento você pode clicar sobre ele para selecionar clicar novamente para habilitar a ferramenta de rotação ou utilizar a caixa de ferramentas e alterar a rotação no campo de graus.

Criando Brasão usando simetria
Existem diversas formas de criar um brasão com objetos simples como retângulos ou modelando com a ferramenta Bezier por exemplo.
Neste exemplo será usado a ferramenta Bezier onde será desenhado somente metade do brasão e o outro lado será completado através da ferramenta simetria espelhada.
Como você pode ver no exemplo tudo que for desenhado no lado esquerdo será espelhado no lado direito. Mas isso não quer dizer que o brasão irá juntar os nós para se tornar um único objeto.

Juntando os Nós
Após criar o seu objeto clique no botão concluir da ferramenta simetria e assim ele voltará para a edição padrão de objetos. Selecione as duas linhas criadas clique no menu Objeto e clique na opção Combinar ou utilize o atalho CTRL + L.
Agora que as linhas estão unidas basta ajustar os nós para que eles se encontrem assim como mostrado na imagem ao lado.

Certifique-se de juntar a linha com o nó corretamente ou o objeto não será preenchido

Depois de realizar a junção dos nós agora basta preencher o objeto com qualquer cor.
Este é um exemplo extremamente simples do que é possível fazer utilizando a simetria.

Criando cabeça do Mega Man
Para criar a face do Mega Man iremos usar o mesmo processo utilizado no brasão utilizando a ferramenta Bezier.
Linha da Face
Utilizando a ferramenta Bezier crie as linhas da face assim como está na imagem ao lado.

Linha do Capacete
Assim como foi feito para criar a linha da face o capacete também será criado utilizando a ferramenta Bezier.

Olhos
A ferramenta simetria também ajuda muito quando se trata de manter proporções entre objetos, você pode criar os olhos do personagem usando retângulos e arredondando a parte superior veja que por estar com a ferramenta simetria ligada o olho direito será criado seguindo a mesma posição do olho a esquerda.

Ornamentos e “orelhas”
O capacete do Mega Man possui duas ornamentações que podem ser criadas usando a simetria e a ferramenta Bezier ou criando utilizando retângulos nesta etapa do processo escolha a forma de criação mais prática e conveniente para você. Neste exemplo os ornamentos foram criados com a ferramenta Bezier.

Juntando os nós
Assim como foi feito na criação do brasão nesta etapa é necessário juntar os elementos e juntar os pontos. Não existe uma ordem a seguir, mas veja sempre se não está selecionando elementos indesejados antes de combinar.
Colorindo
As cores utilizadas neste tutorial estão disponíveis na tabela logo abaixo, caso queira seguir conforme o projeto.
Base
![]() | #DDBB96 | R 221 G 187 B 150 |
![]() | #18489A | R 24 G 72 B 154 |
![]() | #8EA9C6 | R 142 G 169 B 198 |
Luz
![]() | #F4F4F4 | R 244 G 244 B 244 |
![]() | #8EA9C5 | R 137 G 168 B 197 |
Sombra
![]() | #AB8D6C | R 171 G 141 B 108 |
![]() | #0C144A | R 12 G 20 B 74 |
![]() | #020003 | R 2 G 0 B 3 |

Detalhes
Agora que o projeto está bem andado vem os detalhes finos como ajustes de objetos acrescentar efeitos e assim dar um acabamento melhor a arte.
Veja que na imagem as “orelhas” estão sobre o capacete, você pode selecionar e colocar para trás do capacete ou selecionar o capacete e uma das “orelhas” e utilizar a ferramenta aparagem para que o objeto fique na linha do capacete.

Assim como todo capacete não podemos deixar elementos vazados assim como está marcado de vermelho na imagem então para fazer o preenchimento interno do capacete crie objetos onde preenche os espaços vazios. Você pode preencher este espaço de diversas formas, para este caso fiz uma forma utilizando a ferramenta simetria para que crie ambos os lados ao mesmo tempo.

Após criar os objetos de preenchimento do capacete você pode por os objetos atrás ou utilizar a ferramenta aparar para que o objeto fique rente a cada linha dos objetos que ele está interagindo.

Para exemplificar de forma melhor veja as imagens a seguir.

Ajustado para trás

Aparado na linha do capacete e na linha da face
Os exemplos demonstrados tem o mesmo resultado final, mas dependendo do projeto e qual mídia será utilizado isso pode alterar todo resultado. Por exemplo se utilizar o desenho para fazer uma estampa camada por camada, ou seja, serigrafia o fato de não aparar tais objetos vai gerar uma tela com os formatos dos objetos passados para trás.
Os detalhes como boca, nariz, luzes, sombras, não se faz necessário o uso da ferramenta simetria, sendo assim seguimos a conclusão do desenho de forma tradicional
Resultado Final
Este é o resultado final você pode aplicar essa técnica em diversos projetos de personagens já que ficar fora de simetria pode gerar um efeito não satisfatório.
