Tutorial

Criando grupos simétricos no CorelDRAW

Criando grupos simétricos no CorelDRAW

Você está em: Tutoriais > Criando grupos simétricos no CorelDRAW

Criando grupos simétricos no CorelDRAW

Olá! Caro leito neste breve tutorial você irá aprender a criar, editar e trabalhar dentro de grupos simétricos.

O que é simetria?

Simetria é quando as duas partes de um elemento dividido no meio são iguais. Esse conceito é utilizado na matemática, na geometria, na gramática, na arte, na natureza e, claro, na arquitetura. O termo simetria vem do grego syn (junto) + metron (medida ou a qualidade do que tem a mesma medida).

Bom agora que você está mais familiarizado com a palavra vamos ao que interessa.

Preparando área de trabalho

Crie um novo documento, coloque o nome que desejar.

Modo de cores primárias: RGB

Dimensões:

Largura: 1080 px

Altura: 1080 px

Unidade de Medida: Pixels

Resolução: 72 DPI

Simetria preparando documento

Para criar um grupo de simetria, você pode converter um objeto existente em um grupo de simetria, ou começar do zero, desenhando objetos no modo de simetria. Os objetos que você converte ou desenha são conhecidos como objetos primários, os objetos gerados pela simetria são conhecidos como cópias.

O CorelDRAW tem nativamente a simetria espelhada, que possibilita criar formas idênticas e curvas que são espelhadas ou refletidas em um conjunto de planos. No modo simetria de espelhamento padrão, os objetos primários são refletidos ao longo de uma única linha de simetria. Se você deseja criar um projeto mais complexo, pode adicionar mais linhas de simetria.

Configurações dos grupos simétricos

Os grupos simétricos possibilitam diversas configurações como adição de linhas para seguimentos, rotaciona, reposicionar as linhas simétricas. A ferramenta simétrica permite a criação de até 12 segmentos, leve sempre em consideração que a quantidade de seguimentos pode tornar seu trabalho bem complexo e dependendo da quantidade de elementos “objetos” inseridos nele pode gerar lentidão no programa ou até mesmo congelamentos.

Habilitando Simetria

A ferramenta simétrica está no menu Objeto -> Simetria -> Criar Simetria.

Por padrão o primeiro segmento simétrico é gerado na vertical para alterar a orientação desse segmento você pode clicar sobre ele para selecionar clicar novamente para habilitar a ferramenta de rotação ou utilizar a caixa de ferramentas e alterar a rotação no campo de graus.

Habilitando Simetria

Criando Brasão usando simetria

Existem diversas formas de criar um brasão com objetos simples como retângulos ou modelando com a ferramenta Bezier por exemplo.

Neste exemplo será usado a ferramenta Bezier onde será desenhado somente metade do brasão e o outro lado será completado através da ferramenta simetria espelhada.

Como você pode ver no exemplo tudo que for desenhado no lado esquerdo será espelhado no lado direito. Mas isso não quer dizer que o brasão irá juntar os nós para se tornar um único objeto.

Juntando os Nós

Após criar o seu objeto clique no botão concluir da ferramenta simetria e assim ele voltará para a edição padrão de objetos. Selecione as duas linhas criadas clique no menu Objeto e clique na opção Combinar ou utilize o atalho CTRL + L.

Agora que as linhas estão unidas basta ajustar os nós para que eles se encontrem assim como mostrado na imagem ao lado.

Certifique-se de juntar a linha com o nó corretamente ou o objeto não será preenchido

Ajustando Nós Zoom

Depois de realizar a junção dos nós agora basta preencher o objeto com qualquer cor.

Este é um exemplo extremamente simples do que é possível fazer utilizando a simetria.

Brasão Escuro

Criando cabeça do Mega Man

Para criar a face do Mega Man iremos usar o mesmo processo utilizado no brasão utilizando a ferramenta Bezier.

Linha da Face

Utilizando a ferramenta Bezier crie as linhas da face assim como está na imagem ao lado.

Mega Man linha da face

Linha do Capacete

Assim como foi feito para criar a linha da face o capacete também será criado utilizando a ferramenta Bezier.

Mega Man Linha capacete

Olhos

A ferramenta simetria também ajuda muito quando se trata de manter proporções entre objetos, você pode criar os olhos do personagem usando retângulos e arredondando a parte superior veja que por estar com a ferramenta simetria ligada o olho direito será criado seguindo a mesma posição do olho a esquerda.

Ornamentos e "orelhas"

O capacete do Mega Man possui duas ornamentações que podem ser criadas usando a simetria e a ferramenta Bezier ou criando utilizando retângulos nesta etapa do processo escolha a forma de criação mais prática e conveniente para você. Neste exemplo os ornamentos foram criados com a ferramenta Bezier.

Mega Man Ornamentos Orelhas

Juntando os nós

Assim como foi feito na criação do brasão nesta etapa é necessário juntar os elementos e juntar os pontos. Não existe uma ordem a seguir, mas veja sempre se não está selecionando elementos indesejados antes de combinar.

Colorindo

As cores utilizadas neste tutorial estão disponíveis na tabela logo abaixo, caso queira seguir conforme o projeto.

Base

mega man cor base 1 #DDBB96 R 221 G 187 B 150
mega man cor base 2 #18489A R 24 G 72 B 154
mega man cor base 3 #8EA9C6 R 142 G 169 B 198

Luz

mega man cor base 3 #F4F4F4 R 244 G 244 B 244
mega man cor base 3 #8EA9C5 R 137 G 168 B 197

Sombra

mega man cor base 7 #AB8D6C R 171 G 141 B 108
mega man cor base 8 #0C144A R 12 G 20 B 74
mega man cor base 9 #020003 R 2 G 0 B 3
Mega Man Cores Base

Detalhes

Agora que o projeto está bem andado vem os detalhes finos como ajustes de objetos acrescentar efeitos e assim dar um acabamento melhor a arte.

Veja que na imagem as “orelhas” estão sobre o capacete, você pode selecionar e colocar para trás do capacete ou selecionar o capacete e uma das “orelhas” e utilizar a ferramenta aparagem para que o objeto fique na linha do capacete.

Assim como todo capacete não podemos deixar elementos vazados assim como está marcado de vermelho na imagem então para fazer o preenchimento interno do capacete crie objetos onde preenche os espaços vazios. Você pode preencher este espaço de diversas formas, para este caso fiz uma forma utilizando a ferramenta simetria para que crie ambos os lados ao mesmo tempo.

Mega Man Preenchimento capacete

Após criar os objetos de preenchimento do capacete você pode por os objetos atrás ou utilizar a ferramenta aparar para que o objeto fique rente a cada linha dos objetos que ele está interagindo.

Mega Man objetos de preenchimento

Para exemplificar de forma melhor veja as imagens a seguir.

Mega Man Preenchimento sem corte

Ajustado para trás

Aparado na linha do capacete e na linha da face

Os exemplos demonstrados tem o mesmo resultado final, mas dependendo do projeto e qual mídia será utilizado isso pode alterar todo resultado. Por exemplo se utilizar o desenho para fazer uma estampa camada por camada, ou seja, serigrafia o fato de não aparar tais objetos vai gerar uma tela com os formatos dos objetos passados para trás.

Os detalhes como boca, nariz, luzes, sombras, não se faz necessário o uso da ferramenta simetria, sendo assim seguimos a conclusão do desenho de forma tradicional

Resultado Final

Este é o resultado final você pode aplicar essa técnica em diversos projetos de personagens já que ficar fora de simetria pode gerar um efeito não satisfatório.

Mega Man
close
MailPoet Person Form

Não perca essas dicas!

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *