Criação de Logotipo

Criação de Logotipo

Você está em: Artigos > Criação de Logotipo

Criação de Logotipo

A parte mais importante de um logotipo é o nome da empresa. Então, como você consegue o nome perfeito para o seu negócio?

Primeiro, deve ser claro e fácil de ler. Isso é especialmente importante em tamanhos menores, como cartões de visita e perfis de mídia social. A maioria dos designers recomendaria que seu nome tivesse mais do que uma ou duas palavras (geralmente isso significa um máximo de 15 a 20 caracteres). Quanto menor, melhor, já que as pessoas terão mais dificuldade em lembrar-se das coisas se houver muita coisa para assimilar. Segundo, certifique-se de que seu nome não soe como o de um concorrente. Você não quer que os clientes os confundam com outra empresa por ter nomes semelhantes! Por fim, seu nome precisa se destacar de todas as outras empresas para que as pessoas se lembrem de quem você é quando souberem de quaisquer produtos ou serviços excelentes que você tem a oferecer.

Tenha uma versão simplificada

  • Um logotipo é suficiente. Tenha um único logotipo da empresa que você usa em todos os seus materiais impressos e mídias digitais.
  • Seu logotipo deve ser facilmente reconhecível, mesmo quando exibido em tamanho muito pequeno ou em preto e branco (para o envio de e-mails por exemplo). Se você quiser saber se o seu design funciona bem, tente imprimi-lo em preto e branco em uma impressora a laser.
  • Certifique-se de que pode ser usado na maioria das mídias. Um bom logotipo pode ser impresso em qualquer tamanho sem perder suas bordas nítidas, tornando-o claro e fácil de ler.

Certifique-se de ter os formatos de arquivos corretos

Quando você tiver seu logo finalizado, certifique-se de ter os formatos de arquivo corretos. A seguir estão alguns dos formatos vetoriais mais comuns: Se você não sabe o que é um desenho vetorial recomendo este artigo Vetor ou Bitmap – colocar link

  • EPS (postscript encapsulado)
  • PDF (formato de documento portátil)
  • AI (Adobe Illustrator)
  • CDR (CorelDRAW)
  • SVG (gráficos vetoriais escaláveis)

Consulte um designer gráfico

Se você não tiver as habilidades, é melhor consultar um especialista. Se você recorre a um freelancer ou a uma agência de design, procure alguém que compartilhe sua estética e garanta um trabalho original. Evite trabalhar com qualquer pessoa que sugira o uso de um modelo – evite o uso de modelos, isso pode influenciar de forma negativa no processo criativo de um logotipo perdendo sua autenticidade e exclusividade.

Obtenha uma cotação antes de iniciar o projeto e saiba o que deseja ao consultar seu designer. Se você não sabe exatamente que tipo de logotipo representará melhor sua empresa, se estiver tendo problemas para decidir entre duas direções diferentes, considere obter algum feedback das pessoas que estão próximas e de potenciais clientes. Busque sempre tomar decisões baseada na maior quantidade possível de informações para não ficar mudando constantemente de rumo ao longo do processo. E dessa forma, ao assumir qualquer trabalho de design, você não ficará preso pagando mais do que seu orçamento permite.

Os melhores logos são os mais simples com poucos elementos visuais

No mundo do design de logotipos, a simplicidade é a sofisticação máxima. Com apenas alguns elementos, você pode criar um logotipo que se destaque e seja fácil de recriar em diferentes mídias. Os melhores logotipos são projetados em preto e branco para garantir uma boa aparência mesmo quando impressos em tinta preta em papel de escritório ou estampados em um cartão de visita.

Quando se trata de projetar seu logotipo, não escolha muitas fontes, cores ou formas, pois isso resultará em um design superlotado e confuso. Um logotipo simples é o mais memorável, geralmente são aqueles que exigem minimalismo que mais se destacam em nossas mentes.

Não perca essas dicas!

Não enviamos spam! Leia mais em nossa Política de privacidade

David L. Almeida

Desenvolvedor e Designer Gráfico, o site David Creator foi criado para compartilhar parte do conhecimento adquirido com o passar dos anos

Deixe um comentário