Adobe IllustratorNovidadeTutorial

Convertendo Pinceis do Photoshop para Illustrator

Convertendo Pincel Photoshop Illustrator

Você está em: Tutoriais > Convertendo Pinceis do Photoshop para Illustrator

Convertendo Pinceis do Photoshop para Illustrator

Olá! Caro leitor, neste breve tutorial irei explicar como exportar pinceis do Photoshop para Illustator, não existe um caminho prático pois se tratam de duas formas totalmente diferentes de se trabalhar com imagens, afinal um trabalha com pixels e outro trabalha com desenho vetorial, se você ainda não está familiarizado com essas diferenças tem um artigo que aborda esse assunto, depois da uma conferida. Vetor ou Bitmap.

Photoshop

Configurando área de trabalho

Crie um arquivo novo nas medidas que desejar para este exemplo foi criado nos padrões de impressão para uma folha A4 com 300 dpi.

Configurando Área de Trabalho Palco Photoshop

Ajustando Camadas

Visando as etapas futuras desse processo de exportação e conversão de pinceis vamos organizar somente duas camadas uma é o fundo da área de trabalho que por padrão é Branca e uma nova camada para aplicar os pinceis que serão exportados.

Camadas Photoshop

Agora que está com sua área de trabalho pronta verifique se a caixa de ferramenta Pincéis está habilitada, caso não encontre clique no menu janela e clique na opção Pincéis.

Pinceis Photoshop

Você precisará de um arquivo de conjunto de pincéis, carregue esse grupo no seu Photoshop. Para esta demonstração irei usar um conjunto AaronGriffinArt vou deixar o link para download que irá te encaminhar para o post do criador desse pacote de pincéis.

Perfil DevianArt: AaronGriffinArt

Caso nunca tenha importado algum pincel para o Photoshop o procedimento é simples caso o arquivo esteja compactado, é necessário descompactar, recomendo que você organize uma pasta para seus pincéis não ficarem bagunçados ou difíceis de encontrar depois de algum tempo. O Photoshop tem o caminho padrão para localizar pinceis que é semelhante ao caminho abaixo.

C:\Users\Usuário\AppData\Roaming\Adobe\Adobe Photoshop 2020\Presets\Brushes

Para importar pincéis clique na caixa de opções dentro da ferramenta pincéis e clique em importar pincéis, se o seu pincel estiver em uma pasta que você criou basta localizar a pasta e clicar duas vezes. Você também pode simplesmente arrastar o arquivo para dentro do Photoshop.

Após importar o pacote de pincéis basta escolher qual irá exportar.

Importante: Não perca muito tempo tentando exportar todo tipo de pincel. Alguns modelos de pincéis são facilmente construídos no Illustrator, então não vale a pena perder tanto tempo tentando importar todo tipo de pincel.

Neste exemplo irei utilizar o pincel Duster_V que faz parte desse pacote.

É muito importante seguir as informações a seguir para simplificar os processos a seguir, escolha a cor preta ajuste o tamanho o do seu pincel para que ele fique bem visível neste caso está com o Tamanho de 400 px, e a Opacidade em 100%.

Pegue uma amostra do pincel você pode ver a imagem como referência desse processo.

Pinceis Amostra Photoshop

Já temos a amostra agora iremos salvar ela em formato PNG pois assim não teremos que tratar planos de fundo e transparência.

Exportando

Agora que chegou na etapa de exportação desative a camada fundo para que fique somente o pincel e o fundo transparente, clique no menu Arquivo vá até a opção Salvar Como… De um nome ao seu arquivo e altere o tipo do arquivo para PNG.

Illustrator

Importando

Abra o Illustrator crie um novo arquivo com as configurações que desejar trabalhar neste caso as especificações estão Impressão A4 com 300 DPI. Assim como foi configurado no Photoshop.

Com sua área de trabalho criada localize o arquivo PNG que foi criado no processo de exportação do Photoshop e arraste para dentro do Illustrator.

Você pode ver na imagem como está a minha amostra do pincel.

Preparando Vetor

Na barra de ferramentas localizada na parte superior do programa clique no botão incorporar para habilitar outras ferramentas.

Agora iremos executar o processo de converter o traçado do pincel para um desenho vetorial clique na ferramenta Traçado da imagem e escolha qual qualidade essa conversão deve ser executada não existe receita de bolo para todos os tipos de desenhos deve-se testar e experimentar qual irá gerar o melhor resultado.

Assim que o processo de conversão do traçado terminar, clique na ferramenta expandir, após o processo o vetor clique com o botão direito sobre ele e vá na opção desagrupar e para concluir esta etapa basta excluir os objetos não desejados.

Illustrator Expandir

Após remover os objetos não desejados agrupe os objetos restantes.

Criando Pincel

E depois de uma longa jornada estamos chegando ao fim, para criar o pincel. Na caixa de ferramenta Pincéis do Illustrator clique no botão Novo Pincel ou arraste os objetos para dentro da caixa de ferramenta.

Illustrator Adicionar Pincel

Uma janela irá aparecer com diversas opções para configurar o pincel neste caso o pincel é de dispersão, mas você deve explorar qual das opções disponíveis melhor se encaixa para a finalidade do seu pincel.

Nomeie o seu pincel neste caso em respeito ao criador irei manter o no nome Dust V, altere os valores nos campos abaixo conforme necessário para que consiga extrair ao máximo os recursos do pincel, após todo esse processo clique em OK. Agora é só usar.

Illustrator configurando pincel dispersão

Muito obrigado por ler este tutorial espero ter ajudado!

Não perca essas dicas!

Não enviamos spam! Leia mais em nossa Política de privacidade

close
MailPoet Person Form

Não perca essas dicas!

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *