Artigo

CMYK e RGB Padrões de Cores 2020

Padrões de Cores RGB e CMYK

Você está em: Artigos > CMYK e RGB Padrões de Cores

CMYK e RGB Padrões de Cores 2020

Padrão RGB

RGB é uma sigla composta pelas letras inicias de três cores sendo elas:

R – Red (vermelho)

G – Green (verde)

B – Blue (azul)

Esse sistema de cores é constituído à base da emissão de luz, combinando variações de tonalidades de luz e assim gerando uma cor que será exibida na tela.

O padrão RGB adiciona e combina cores para formar novas tonalidades e não depende de uma luz externa. Esse tipo de padrão é utilizado em Monitores, TVs, dispositivos móveis e até em câmeras fotográficas.

Esse padrão trabalha com tonalidades escuras, ou seja, pouca luz e conforme vai indo para tonalidades mais claras, ou seja, maior quantidade de luz ela irá formar a cor branca. Veja na imagem como isso funciona.

Padrão de cores RGB

Esse padrão de cor tem uma identificação numérica, utilizada em diversos softwares, como CorelDraw, Photoshop, Paint Tool, entre muitos outros. Essa representação é formada por três números, que variam de 0 até 255, onde 0 é a tonalidade mais escura e o valor 255 é a tonalidade mais clara trabalhando dentro do conjunto de 3 cores vermelho, verde e azul. Você pode ver um exemplo resumido de como esse padrão de cores trabalha.

Cores Valores
quadrado vermelho Vermelho R 255 G 0 B 0
quadrado verde Verde R 0 G 255 B 0
quadrado azul Azul R 0 G 0 B 255
quadrado roxo Roxo R 132 G 66 B 148
quadrado amarelo Amarelo R 255 G 247 B 0
quadrado azul claro Azul Claro R 0 G 165 B 231
quadrado branco Branco R 255 G 255 B 255

Padrão de cores CMYK

Este padrão de cores trabalha com cores pigmentadas, ou seja, elas não emitem luz e não são geradas por dispositivos, o padrão CMYK é utilizado na área indústria gráfica, com impressões de diversos produtos, cartões, revistas, jornais, embalagens entre outros produtos.

CMYK é uma sigla que compõe as letras iniciais das cores que compõe seu padrão sendo elas:

C – Ciano (pigmentação azul)

M – Magenta (pigmentação vermelha)

Y – Yellow (pigmentação amarela)

K – Key (pigmentação preta)

Por ser um processo de pigmentação para atingir tonalidades mais escuras o preto é adicionado individualmente. E para manter tonalidades mais claras se aproveita do branco do papel e reduzindo a quantidade de pigmentação das outras cores que serão utilizadas em uma impressão.

Padrão de cores CMYK

Como foi possível observar diferente do padrão RGB ocorre um processo inverso no padrão CMYK que começa nas tonalidades mais claras indo até as tonalidades mais escuras, ou seja ao atribuir valores de tonalidades a todas as cores o resultado será Preto, enquanto no padrão RGB ao aumentar a tonalidade e cada cor o resultado será Branco.

É importante compreender que ao trabalhar com esse tipo de padrão os trabalhos que serão impressos terão uma quantidade maior e melhor de tonalidades e cores, aumentando de forma considerável as possibilidades na hora de imprimir algum projeto.

Por ser um padrão de sobreposição o nome dado a esse sistema de pigmentação é conhecido como Cromia. A base de cálculo da pigmentação é de forma percentual onde define a quantidade de pigmento de cada cor. Veja a tabela de cores abaixo para compreender melhor.

Cores Valores
quadrado magenta Magenta C 4% M 39% Y 4% K 0
quadrado ciano Ciano C 30% M 8% Y 0 K 0
quadrado amarelo Amarelo C 2% M 0 Y 39% K 0
quadrado vermelho Vermelho C 2% M 39% Y 39% K 1%
quadrado verde Verde C 35% M 6% Y 39% K 2%
quadrado azul Azul C 37% M 33% Y 7% K 25%
quadrado preto Preto C 29% M 27% Y 25% K 35%

Código Hexadecimal

Para quem trabalha com desenvolvimento de programas tanto para desktop quanto para dispositivos móveis e desenvolvedores web. O uso do código hexadecimal é inevitável.

É importante entender que para converter um número decimal para hexadecimal realiza-se uma divisão sucessiva por 16 que é a base do sistema hexadecimal.

Você pode saber mais sobre o assunto clicando neste artigo – Conversões Numéricas.

Representação da Escala seguindo orientação RGB que vai de 0 até 255 e seu resultado Hexadecimal 0 até F.

Cores Código RGB Código Hexadecimal
Preto R 0 G 0 B 0 #000000
Vermelho R 255 G 0 B 0 #FF0000
Verde R 0 G 255 B 0 #00FF00
Azul R 0 G 0 B 255 #0000FF
Roxo R 132 G 66 B 148 #844294
Amarelo R 255 G 247 B 0 #FFF700
Azul Claro R 0 G 165 B 231 #00A5E7
Branco R 255 G 255 B 255 #FFFFFF

Escala de Cores Pantone

Provavelmente se você é um designer, ilustrador ou trabalha com alguma área que tenha proximidade com artes visuais já deve ter ouvido falar da Escala de Cores Pantone.

É muito importante se atentar que o sistema Pantone, pode ser extremamente popular, mas ele não é um padrão de cores e sim um catálogo de cores cromático com o objetivo de padronizar e criar nomenclaturas para facilitar a comunicação entre designer, cliente e gráfica.

A escala de cores Pantone mantem um formato em seu catálogo aonde as cores ganham um código ao invés de um nome arbitrário, informando sua composição pigmentada CMYK e seu valores RGB.

A escala Pantone possui também tons especiais, como fluorescentes e metálicos.

Muito obrigado por ler este artigo 🙂

close
MailPoet Person Form

Não perca essas dicas!

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *