Você está em: Início > Artigo > Marketing > Boas práticas para textos
Olá! Caro leitor, você sabe o que são Boas Práticas Textos?
Neste artigo você irá conhecer algumas boas práticas que podem te ajudar no seu processo de edição de textos em seus trabalhos e projetos.
1 – Conheça a personalidade das fontes
Cada fonte tem uma personalidade, e as pessoas gostam mais e algumas personalidades do que de outras. Então qual é a regra aqui?
Conheça o seu público, conheça o propósito do seu documento e escolha uma fonte que corresponda às expectativas do seu público e ao propósito do seu documento. Caso você não siga esta regra pode acabar arruinando seu documento.
Pessimista
Font – Chiller

Extravagante
Font – Mr DeHavialand

Conservador
Font – MS Gothic

Infatil
Font – Chubby Cheeks

Importante
Font – Arthur Becker – Heavy

Profissional
Font – Cambria Math

2 – Evite as fontes padrões
Se você utiliza somente as fontes padrões no Word, InDesign ou qualquer outro programa, estará dizendo ao mundo que não sabia que existem outras opções ou tem preguiça de trabalhar com outras opções. Times New Roman e Calibri não são fontes ruins.
Elas só foram usadas excessivamente. Lembre-se da regra 1 sobre personalidade. Poderia haver algo melhor do que o padrão? Na maioria dos casos, a resposta sim.
Times New Roman é uma fonte muito velha

Calibri não é interessante

Minion Pro não é atraente sem brilho

Arial possui um caráter vazio

3 – Fique longe de clichês feios
Algumas fontes ganharam tanta popularidade que podemos considerar como clichês super utilizadas e tornando elas meio desagradáveis.
Isso acontece porque a maioria dos computadores vem com o mesmo pacote de fontes, se você não encontrar uma fonte em seu computador que corresponda à personalidade do seu documento que não seja feia ou clichê, então opte por instalar fontes novas esse processo normalmente é fácil e pode fazer total diferença.
Papyrus é brega

Comic Sans é desagradável

Trajan Pro está ficando velha

Curlz MT não é tão atraente quanto parece

4 – Use duas fontes
A maioria dos documentos fica melhor se você usar mais de uma fonte, mas poucos ficam bons se você usar mais de três. Então, do que você precisa se lembrar?
Não importa qual seja o documento, tente utilizar duas fontes, uma fonte para os cabeçalhos e outra fonte para o corpo do texto, isso fará com que seu documento se destaque muito mais e terá um resultado positivo. Esta regra se aplica a todos os documentos, propostas, currículos e cartões de visita.
Exemplo Bom
Veja como o uso de duas fontes diferentes torna dá a este parágrafo uma boa aparência. Duas fontes não conflitantes podem fazer com que um documento passe de casual para profissional.

Exemplo Ruim
Veja neste exemplo usando o mesmo tipo de fonte, perceba que não gera um destaque para o parágrafo acima.

5 – Contrates entre famílias de fontes
Legal
Veja neste exemplo usando o mesmo tipo de fonte, perceba que não gera um destaque para o parágrafo acima.

Nada Legal
Veja neste exemplo usando o mesmo tipo de fonte, perceba que não gera um destaque para o parágrafo acima.

6 – Preste atenção ao tamanho
Como o tamanho de 12 pontos foi o padrão do MS Word por muito tempo, muitos de nós começamos a pensar que a fonte de 12 pontos é o melhor tamanho para leitura.
Mas nossos olhos podem realmente ler bem em tamanhos menores. Fontes de 10 pontos têm melhor aparência na maioria dos documentos. E você pode até mesmo ir para uma de 7 ou 8 pontos em cartões de visitas, além disso, os títulos devem sempre ser maiores do que o corpo do texto e informações mais importantes devem ser maiores.
Fonte de 7 pontos é adequada para cartões de visitas

Fontes de 10 pontos são boas para ler parágrafos

Fontes 12 pontos também podem ser usados para leituras de parágrafos, este perfil não é mais um padrão.

Fontes 20 pontos ou maiores para destacar textos de forma Grande para mostrar ser importante

7 – Evite usar TUDO MAIÚSCULO
Lemos palavras em formas, é neste momento que nosso cérebro lê mais rápido, mas quando escrevemos todas as palavras em MAIÚSCULAS, as formas desaparecem, todas as palavras se transformam em retângulos.
Então, quando você escreve um monte de palavras maiúsculas, a leitura torna-se mais lenta. Para a pessoa que está lendo as palavras em maiúsculo também podem parecer que você está gritando com ela.
QUANDO ESCREVEMOS PALAVRAS EM MAIÚSCULAS, AS FORMAS SE AFASTAM – TODAS AS PALAVRAS SE TRANSFORMAM EM RETÂNGULOS. PORTANTO, QUANDO VOCÊ ESCREVE UM GRUPO DE PALAVRAS EM MAIÚSCULAS, A LEITURA SE TORNA MAIS LENTA, PARA A PESSOA QUE ESTÁ LENDO, TAMBÉM OS MAIÚSCULOS PARECEM QUE VOCÊ ESTÁ GRITANDO COM ELAS
8 – Cuidado com tipos reversos
Tipo reverso significa que você colocou uma cor clara de texto em um fundo escuro ou vice-versa. O tipo reverso é bom para cabeçalhos e títulos, mas não muito mais, se você utilizar tipos reversos, certifique-se de ter cores altamente contrastantes, nunca use azul sobre vermelho por exemplo, não use fontes com características estreitas ou extravagantes e use fontes com bordas grossas.
Amarelo com laranja é ruim

Azul com vermelho é ruim e dificulta a leitura para daltônicos pode tornar a palavra impossível de ler

Extravagantes tornam a leitura difícil

Grossas e simples, são boas para leitura

9 – Crie um comprimento de linha ideal
O comprimento da linha refere-se à largura de uma linha de texto em uma única linha, se o comprimento de uma linha for muito longo, o texto se torna difícil de ler.
Os comprimentos de linha podem ser longos se o tamanho da fonte for grande, mas se você usar um tamanho de fonte pequeno como, por exemplo 10 pontos, o comprimento da linha não deve ser superior a cerca de 3,5 polegadas ou 8,89 centímetros.
Calcule um comprimento de linha ideal tomando o tamanho da fonte, dobrando esse número e criando um comprimento de linha com esse em paicas há seis paicas em uma polegada. Então, se você tiver uma fonte de 12 pontos, por exemplo, o comprimento da linha seria de cerca de 24 paicas, ou quatro polegadas. Observe que o padrão no Microsoft Word é Calibre de 11 pontos com margens de 1* em um papel largo de 8-1/2. Isso significa que o comprimento da linha é 6-1/2, que é muito grande.
A fórmula para este cálculo está em polegadas
Tamanho dos pontos da fonte x2 / 6

10 – Ajuste o espaçamento entre linhas
O espalhamento entre linhas, também chamado de entrelinha. Na maioria das vezes, as fontes são projetadas com espaçamento de linha ligeiramente maior do que seu tamanho em pontos se você tiver uma fonte de 10 pontos, o padrão é provavelmente 12 pontos principais.
Normalmente, isso parece estar repleto de grandes corpos de texto. Considere aumentar o espaçamento entre linha para melhorar a legibilidade, mas não aumente muito.
Neste parágrafo, o tamanho da fonte é 10 pontos e o entrelinhas é 12 pontos. Parece um pouco lotado. Se fosse uma cópia em brochura, as pessoas não gostariam tanto de ler.

Neste parágrafo, o tamanho da fonte é 10 pontos e a entrelinha é 16 pontos. Se essa cópia estivesse em uma brochura, as pessoas teriam maior probabilidade de ler.

11 – Preste atenção à legibilidade
Legibilidade refere-se a quão bem grandes quantidades de texto (parágrafos inteiros) são lidos. A legibilidade é afetada pelo tamanho da fonte, tipo de fonte, entrelinhas (espaço entre as linhas), kerning (espaço entre letras e comprimento da linha).
Para melhor leitura
- Use fontes serif e sans serif
- Não use Script ou fontes decorativas
- Aumente um pouco a liderança
- Ajuste o kerning se necessário
- Use um comprimento de linha ideal
12 – Observe a legibilidade
Legibilidade, em oposição à leitura, refere-se à qualidade de leitura de pequenos fragmentos de texto (como um logotipo ou nome). Para palavras que são importantes para serem compreendidas, a legibilidade é crítica. Em um currículo, por exemplo, você vai querer usar uma fonte que seja legível para o seu nome.
Observe que legibilidade é afetada pelas letras reais de uma palavra. Às vezes, uma palavra pode ser lida perfeitamente em uma fonte específica, mas outra palavra pode ser difícil de ler na mesma fonte. Se um nome ou palavra for incomum ou com grafia exclusiva, você não vai querer escolher um tipo de difícil de ler.
Legível por que é comum

Ilegível porque é uma grafia única

Legibilidade fácil

13 – Fazer o uso correto de Versalete
Versalete, assim como ocorre em escrever tudo em maiúsculo, o uso incorreto de versaletes apresenta um problema de legibilidade quando são usados em seções grandes de textos.
No entanto, versaletes devem ser usados para abreviações, de forma que atenção indevida não seja chamada para a abreviatura. Além disso, use versaletes para AM e PM. Você também pode usar versaletes na primeira linha de um novo capítulo de um livro, apenas por interesse visual.
Exemplos
Samuel costumava trabalhar para o FBI mas agora ele trabalha para o NCAAAcordei às 3:00AM de novo.
ERA UMA VEZ uma mamãe pata que teve 5 ovos. Ela esperava ansiosamente pelo dia em que os seus ovos quebrassem e deles nascessem os seus queridos filhos! Quando esse dia chegou, os ovos…
14 – Livre-se do uso do hífen ( – ) para quebrar linhas
As quebras de linha referem-se a quando uma palavra no final de uma linha é dividida em duas e hifenizada para levar o leitor à próxima linha.
A realidade é que as quebras de linha são ruins para legibilidade e são simplesmente feias. Ajuste seu programa de edição para se livrar deles, porque raramente são uma boa escolha de design.
Veja como as palavras hifenizadas no exemplo ficam com uma construção feia e totalmente cafona. Evite esse tipo de armadilha para seu leitor, além disso a remoção dos hifens irá tornar seu texto mais limpo visualmente.

15 – Não deixe órfãos
Órfãos referem-se a palavras isoladas que são deixadas sozinhas no final de um parágrafo.
É especificamente ruim deixar órfãos que são particularmente pequenos. Se uma palavra minúscula terminar um parágrafo por si só, reformule a frase para fazer com que o pequenino volte a estar com sua família.

16 – Saber como destacar e como não destacar
Destacar texto é uma parte importante da legibilidade e digitalização. A regra geral, embora, é nunca destacar mais de 10% de uma página. Se tudo estiver destacado, nada será destacado. Além disso, use apenas duas ou três técnicas de realce de uma vez. Em outras palavras, não use cor, itálico, negrito, alteração de fonte, tamanho e sublinhado, tudo ao mesmo tempo.
Itálico – usado no corpo do parágrafo apenas para destacar nome de obra autoral (música, movimento de ópera ou sinfonia, canção, peça teatral, pintura, escultura, show, livro, capítulo, artigo etc.) e termos estrangeiros

Negrito – O uso de negrito no texto é pouco recomendado e deve ser usado apenas para dar destaque a letras ou a palavras quando não for possível destacá-las pela redação.

Underline – Traço colocado abaixo de uma palavra, frase ou expressão, para destacar ou enfatizar o seu conteúdo; sublinha.

Cores – Não existe uma regra para utilizar cores em textos, mas fique atento pois cores também tem personalidade e seu uso pode dar outro sentido ao conteúdo

Mudança de Font – Alterar a fonte em algumas palavras do seu conteúdo pode trazer maior destaque ou uma leitura melhor de alguns símbolos

Tamanho – Aumentar ou diminuir o tamanho da palavra pode dar um destaque para palavra mesmo que não seja um destaque de grande importância. Por exemplo agorão são 11:00AM

Múltiplas Técnicas – Em alguns casos aplicar dois ou três tipos de destaques pode ser atraente

Todos os Destaques – Não utilize desse recurso pois irá arruinar seu destaque demonstrando amadorismo. Trabalhar com letras coloridas em uma única palavra não é o problema o problema está em aplicar todos destaques

17 – Considere usar figuras de estilo antigo
Figuras de estilo antigo referem-se a números que são escritos com elementos que vão acima e abaixo da linha de base (a linha imaginária sobre a qual o texto fica), assim como as letras. Frequentemente, se você usar figuras no estilo antigo, os números se misturarão melhor com o texto.
123456789
Com estilo antigo
Lorem Ipsum comes from sections 1.10.32 and 1.10.33 of “de Finibus Bonorum et Malorum” (The Extremes of Good and Evil) by Cicero, written in 45 BC. This book is a treatise on the theory of ethics, very popular during the Renaissance. The first line of Lorem Ipsum, “Lorem ipsum dolor sit amet..”, comes from a line in section 1.10.32.
Sem estilo antigo
Lorem Ipsum comes from sections 1.10.32 and 1.10.33 of “de Finibus Bonorum et Malorum” (The Extremes of Good and Evil) by Cicero, written in 45 BC. This book is a treatise on the theory of ethics, very popular during the Renaissance. The first line of Lorem Ipsum, “Lorem ipsum dolor sit amet..”, comes from a line in section 1.10.32.
18 – Entenda sua pontuação!
A pontuação tem um impacto visual poderoso. Embora você deva saber como usar todos os sinais de pontuação que usamos em inglês, você também deve saber que pode quebrar as regras com eles.
Considere como a Coca-Cola usou o ponto após os fragmentos para tornar sua mensagem mais concisa (e interessante). Use a pontuação para separar frases, oferecer personalidade e aparências, desenvolver personalidade e criar interesse.

Coca
Espero que este artigo tenha te ajudado. Utilize o campo de comentários para deixar sua dúvida, sugestão ou até mesmo uma reclamação. (Links e conteúdos somente para backlinks são bloqueados automaticamente)