Adobe Illustrator – 7 Dicas que você precisa conhecer

Você está em: Tutoriais > Adobe Illustrator > Adobe Illustator – 7 Dicas

Adobe Illustrator - 7 Dicas que você precisa conhecer

Olá! Caro leitor neste breve tutorial irei mostrar alguns recursos muito bacana para se utilizar no Adobe Illustrator.

1 - Paletas de cores a partir de seleção

Guia de Cores, você pode habilitar esta ferramenta no menu Janela ou utilizar o atalho (SHIFT + F3) é a ferramenta que permite você captar cores sem ter todo trabalho de ficar definindo cores para seu layout, de forma muito simples ele define as cores adequadas para seus projetos.

Illustrator Dicas de uso
Illustrator Dicas Guias de Cores

A utilização da ferramenta é simples tento um objeto colorido ou um trabalho já aberto selecione a ferramenta Conta Gotas ou utilize o atalho ( i ) e, no canto superior direito da tela, clique no leque de cores para visualizar as combinações geradas pela ferramenta Guia de Cores.

Você pode escolher as cores favoritas e deixa-las salvas no painel de amostras.

Illustrator Dicas Guias de Cores Amostras
Illustrator Amostras

2 - Copiando e aplicando estilos utilizando painel símbolos

O painel Símbolos permite que você deixe de forma uniforme seus layouts para a criação de componentes modulares. Por meio dele, é possível modificar todos os elementos de uma página automaticamente, sem precisar copiar e colar.

Illustrator Criando Símbolos

Selecione o elemento que deseja usar como símbolo e arraste para o painel ou utilize a tecla de atalho F8.

Escolha a categoria gráfico e defina se o símbolo será dinâmico ou estático. Em nosso exemplo, usaremos estático como configuração básica. Cada biblioteca de símbolos pode conter quantos elementos você quiser e, para aplica-los em um layout, tudo o que você precisa fazer é selecionar colocar e escolher a posição desejada.

Illustrator Criando Gráfico Estático
Illustrator Símbolos Personalizados

3 - Redimensionar objetos

É muito comum tentar redimensionar um objeto e acabar distorcendo as suas proporções, para evitar isso utilize a ferramenta de escala 9 fatias, onde você define quais partes do objeto podem ser dimensionadas e quais devem ser preservadas, ganhando maior controle sobre suas criações.

Ao criar um símbolo, selecione a caixa Ativar guias para escala de 9 fatias e pronto. Quando for redimensionar o objeto, clique duas vezes e uma grade similar a um jogo da velha vai aparecer. Ajuste seu posicionamento e alinhe texto aos vértices da grade para aumentar um quadrado, horizontal ou verticalmente, sem distorcer toda a composição ou alterar suas predefinições!

Illustrator 9 fatias

Quando redimensionar uma guia de cantos arredondados, por exemplo, é possível, com auxílio dessa técnica, garantir que eles não sairão distorcidos.

Para aumentar proporcionalmente um objeto, sem usar a ferramenta 9 fatias, faça como no Photoshop e pressione a tecla shift ao redimensionar.

Illustrator 9 fatias amostra

4 - Trabalhando com máscaras de recorte

Pode ocorrer a necessidade de usar imagens bitmaps em seus projetos, não é necessário usar o Photoshop para isso! Utilize o recurso de máscaras de recorte, como retângulos, círculos, elipses ou qualquer outro formato a sua escolha, para incluir fotografias em seus vetores.

Para criar uma máscara de recorte, cole ou arraste uma imagem bitmap e desenhe o formato desejado. Selecione ambas com o mouse ou clique em cada uma delas enquanto pressiona a tecla shift.

Um clique com o botão direito e depois em criar mascará de recorte é o bastante para recortar sua foto no formato pré-definido.

Illustrator Criar Máscara de Recorte

5 - Salve modelos (templates)

O Illustrator permite você manter alguns padrões de configurações, como guias, grades, níveis de zoom, símbolos e estilos, criando assim arquivos do tipo *.ait.

Caso você já tenha uma sequência de ferramentas ou padrões que deseja utilizar com mais frequência, clique no menu Arquivo e vá até a opção salvar como modelo, agora basta colocar o nome desejado ao modelo e salvar.

Illustrator Ferramentas Personalizadas Salvando Modelos

Cada vez que você iniciar um novo layout basta apertar SHIFT + CTRL + N ou se estiver no MaCOS SHIFT + CMD + N e todos os recursos pré-definidos são aplicados automaticamente.

Você também pode acessar os modelos padrões do sistema, clicando em Arquivo – Novo Arquivo de Modelo ou utilizando o atalho mencionado anteriormente.

Illustrator Ferramentas Personalizadas Salvando Modelos

6 - Múltiplas pranchetas (artboards)

Vetores são arquivos leves, o que torna possível trabalhar com dezenas de telas diferentes mantendo arquivos pequenos e fáceis de gerenciar.

Ao trabalhar com múltiplas pranchetas “artboards”, você pode garantir que qualquer alteração realizada num estilo de texto, cor ou componente seja aplicada a toda as suas artes.

Você pode ativar esta ferramenta no menu Janela – Pranchetas, para criar novas pranchas utilize o atalho SHIFT + 0.

Illustrator Pranchetas

7 - Alinhando layouts a grade

Use a função encaixar a grade para organizar layouts com facilidade. Configure uma grade para seu layout e, com o clique de um botão, encaixe todos os elementos da prancheta automaticamente nesta grade.

Para criar guias, é preciso ativar a exibição de réguas no Illustrator, com o atalho CTRL + R ou no MacOS CMD + R. A partir daí, é só definir o posicionamento das suas guias de acordo com o desejado, Para alinhar elementos utilizando encaixar na grade, selecione um ou mais objetos sempre usando a tecla shift após selecionar os objetos acesse o menu View – Encaixar a Grade

As guias criadas com auxílio da régua são invisíveis e não podem ser vistas na impressão ou composição final, ficando armazenadas apenas no arquivo editável do Illustrator.

Encaixar na Grade
close
MailPoet Person Form

Não perca essas dicas!

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Não perca essas dicas!

Não enviamos spam! Leia mais em nossa Política de privacidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: