Você está em: Tutoriais > 7 Dicas para melhorar o uso no Adobe Illustrator
Olá! Caro leitor neste breve tutorial irei mostrar alguns recursos muito bacana para se utilizar no Adobe Illustrator.
1 – Paletas de cores a partir de seleção
Guia de Cores, você pode habilitar esta ferramenta no menu Janela ou utilizar o atalho (SHIFT + F3) é a ferramenta que permite você captar cores sem ter todo trabalho de ficar definindo cores para seu layout, de forma muito simples ele define as cores adequadas para seus projetos.


A utilização da ferramenta é simples tento um objeto colorido ou um trabalho já aberto selecione a ferramenta Conta Gotas ou utilize o atalho ( i ) e, no canto superior direito da tela, clique no leque de cores para visualizar as combinações geradas pela ferramenta Guia de Cores.
Você pode escolher as cores favoritas e deixa-las salvas no painel de amostras.


2 – Copiando e aplicando estilos utilizando painel símbolos
O painel Símbolos permite que você deixe de forma uniforme seus layouts para a criação de componentes modulares. Por meio dele, é possível modificar todos os elementos de uma página automaticamente, sem precisar copiar e colar.

Selecione o elemento que deseja usar como símbolo e arraste para o painel ou utilize a tecla de atalho F8.
Escolha a categoria gráfico e defina se o símbolo será dinâmico ou estático. Em nosso exemplo, usaremos estático como configuração básica. Cada biblioteca de símbolos pode conter quantos elementos você quiser e, para aplica-los em um layout, tudo o que você precisa fazer é selecionar colocar e escolher a posição desejada.


3 – Redimensionar objetos
É muito comum tentar redimensionar um objeto e acabar distorcendo as suas proporções, para evitar isso utilize a ferramenta de escala 9 fatias, onde você define quais partes do objeto podem ser dimensionadas e quais devem ser preservadas, ganhando maior controle sobre suas criações.
Ao criar um símbolo, selecione a caixa Ativar guias para escala de 9 fatias e pronto. Quando for redimensionar o objeto, clique duas vezes e uma grade similar a um jogo da velha vai aparecer. Ajuste seu posicionamento e alinhe texto aos vértices da grade para aumentar um quadrado, horizontal ou verticalmente, sem distorcer toda a composição ou alterar suas predefinições!

Quando redimensionar uma guia de cantos arredondados, por exemplo, é possível, com auxílio dessa técnica, garantir que eles não sairão distorcidos.
Para aumentar proporcionalmente um objeto, sem usar a ferramenta 9 fatias, faça como no Photoshop e pressione a tecla shift ao redimensionar.

4 – Trabalhando com máscaras de recorte
Pode ocorrer a necessidade de usar imagens bitmaps em seus projetos, não é necessário usar o Photoshop para isso! Utilize o recurso de máscaras de recorte, como retângulos, círculos, elipses ou qualquer outro formato a sua escolha, para incluir fotografias em seus vetores.
Para criar uma máscara de recorte, cole ou arraste uma imagem bitmap e desenhe o formato desejado. Selecione ambas com o mouse ou clique em cada uma delas enquanto pressiona a tecla shift.

Um clique com o botão direito e depois em criar mascará de recorte é o bastante para recortar sua foto no formato pré-definido.


5 – Salve modelos (templates)
O Illustrator permite você manter alguns padrões de configurações, como guias, grades, níveis de zoom, símbolos e estilos, criando assim arquivos do tipo *.ait.
Caso você já tenha uma sequência de ferramentas ou padrões que deseja utilizar com mais frequência, clique no menu Arquivo e vá até a opção salvar como modelo, agora basta colocar o nome desejado ao modelo e salvar.

Cada vez que você iniciar um novo layout basta apertar SHIFT + CTRL + N ou se estiver no MaCOS SHIFT + CMD + N e todos os recursos pré-definidos são aplicados automaticamente.
Você também pode acessar os modelos padrões do sistema, clicando em Arquivo – Novo Arquivo de Modelo ou utilizando o atalho mencionado anteriormente.

6 – Múltiplas pranchetas (artboards)
Vetores são arquivos leves, o que torna possível trabalhar com dezenas de telas diferentes mantendo arquivos pequenos e fáceis de gerenciar.
Ao trabalhar com múltiplas pranchetas “artboards”, você pode garantir que qualquer alteração realizada num estilo de texto, cor ou componente seja aplicada a toda as suas artes.
Você pode ativar esta ferramenta no menu Janela – Pranchetas, para criar novas pranchas utilize o atalho SHIFT + 0.

7 – Alinhando layouts a grade
Use a função encaixar a grade para organizar layouts com facilidade. Configure uma grade para seu layout e, com o clique de um botão, encaixe todos os elementos da prancheta automaticamente nesta grade.
Para criar guias, é preciso ativar a exibição de réguas no Illustrator, com o atalho CTRL + R ou no MacOS CMD + R. A partir daí, é só definir o posicionamento das suas guias de acordo com o desejado, Para alinhar elementos utilizando encaixar na grade, selecione um ou mais objetos sempre usando a tecla shift após selecionar os objetos acesse o menu View – Encaixar a Grade.
As guias criadas com auxílio da régua são invisíveis e não podem ser vistas na impressão ou composição final, ficando armazenadas apenas no arquivo editável do Illustrator.

Gostou das 7 dicas? Utilize os comentários para deixar sua opinião, sugestão ou até mesmo uma reclamação 🙂